Tanto o poder como a política estava nas mãos do governo porque o Estado tinha a autoridade de decidir isso e o poder de agir. Mas isso não é mais assim, pois há um divórcio entre poder e política. O que está acontecendo são forças globais e multinacionais e tudo mais, muitos aspectos da nossa vida, muito além do nosso alcance, que decidem quanto a nossas perspectivas.
Em um texto de até 10 linhas, explique como ocorre a INVERSÃO na posição de PODER no ESTADO E DIREITO moderno.
Soluções para a tarefa
A Inversão na posição de poder no Estado e Direito moderno.
A concepção de Estado, surgiu na idade moderna, e nada mais é do que uma forma histórica de organização jurídica da sociedade política, do poder, detentor de qualidades específicas, como o poder soberano, a soberania. Estado e a soberania nasceram juntos, isto é, o Estado dava consistência à soberania, estando a soberania, qualificava e justificava o Estado.
Este modelo de Estado baseado na ideia de unidade política soberana foi através do tempo, sendo modificado e hoje, em razão da globalização, ou da mundialização, ou ainda, da internacionalização, não se pode pensar mais em nações estanques com total soberania, como classicamente entendido.
As noções clássicas de fronteira e de interesse nacional cederam lugar para o exercício de poder de uma ativa e mais consciente sociedade civil, que atua simultaneamente no nível local e na esfera global, quando a própria noção de cidadania se altera e se amplia: a cidadania nacional vai se transformar em cidadania global.
Bons estudos!