tanto darwin como lamarck usaram o conceito de adaptação em suas teorias. O que significa dizer que um ser vivo é mais adaptado a certo ambiente ?
socorro pelo amor deus me ajuda, é pra agora revisão pra prova
Soluções para a tarefa
Os organismos mais adaptados conseguem sobreviver e produzir descendentes, os quais herdam essas características. Os organismos menos adaptados apresentam menor chance de sobrevivência e, consequentemente, de reprodução.
Resposta: O ponto principal que diferencia as duas teorias está na maneira como o ambiente age em relação aos seres vivos e como eles reagem às pressões do ambiente. Para Lamarck, a vida tenderia sempre a se modificar, partindo dos seres vivos mais simples e a partir de uma modificação, aumentado seu nível de complexidade.
Lamarck considerava que essas mudanças nos seres vivos eram direcionadas pelas características que o ambiente apresentava. Segundo ele, mudanças nas condições ambientais forçariam mudanças nos seres vivos que os adaptassem à estas novas condições ambientais. Logo, as mudanças que ocorrem nos seres vivos, segundo Lamarck, seriam dirigidas pelas necessidades impostas pelo ambiente.
De acordo com a teoria de Lamarck, quando um ser vivo adquire uma característica (resultado do uso e desuso) ao longo da sua vida e esta característica o auxilia a ter vantagens no ambiente em que ele vive, essa característica poderá ser passada aos seus descendentes.
Para Darwin, o ambiente não gera as variações, elas já existem naturalmente nas populações. Ou seja, o ambiente não promoverá as mudanças, como Lamarck dizia. Dessa maneira, a natureza selecionaria variações mais adaptadas às condições apresentadas, ou seja, a seleção natural.
Um ser vivo é mais adaptado a certo ambiente, para Lamarck, significaria que o ser vivo sofreu modificações ao longo das gerações que o deixou mais adaptado. Para Darwin, um ser vivo é mais adaptado porque as condições apresentadas favoreceram a que este ser sobrevivesse àquele ambiente.