Filosofia, perguntado por rosianerc, 1 ano atrás

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma ideia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro."

O trecho acima faz referência a Tales de Mileto, fundador da escola jônica, uma das vertentes da Filosofia Pré-socrática. Considerando o referido fragmento e os conhecimentos, avalie as alternativas a seguir sobre esta linha da filosofia:
 I) Estudou o mundo natural, buscado compreender as relações de causa e efeito entre os fenômenos observados.
 II) Avaliou basicamente o comportamento ético e moral do cidadão na pólis- cidade- estados, da Grécia Antiga.
 III) Genuinamente uma Filosofia Política, priorizou o estudo de questões relacionadas à ética e ao conhecimento humano.
 IV) Num período de grandes transformações sociais e econômicas, procurou explicar os fenômenos naturais de maneira racional e reflexiva.
 V) Defendeu o postulado de que as causas dos fenômenos seriam, por excelência, sobrenaturais. Neste sentido, se distanciou do discurso mítico. Pode-se assegurar que estão erradas, as alternativas:
 Escolha uma:

a. II, III, V
b. II, IV, V
c. Somente I e III
d. Somente III e IV
e. I, IV, V

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardoacaraujo
1

As afirmações II e III estão ERRADAS, portanto, a única alternativa correta é a alternativa E).



rosianerc: Obrigada Eduardo mais a resposta correta é a letra A.
celicecamargos: LETRA A
Respondido por barrosodeoliveiramar
0

Resposta:letra ''a''

Explicação:

a

Perguntas interessantes