História, perguntado por celiacost359, 1 ano atrás

Tal ótica mercantil, escravocrata, que orientou o processo de colonização do Brasil, se sobrepôs a outra concepção de trabalho, que foi desestruturada com a presença do colonizador: a cultura e o cotidiano do indígena. Para o índio, o trabalho está perfeitamente integrado ao seu universo, por isso não é tarefa, obrigação sujeita a horários; o trabalho é uma manifestação tão positiva quanto o ócio, a festa, o ritual funerário. A divisão do trabalho tem como base as diferenças sexuais: aos homens compete a derrubada da mata, a caça, a pesca; às mulheres, o plantio, a colheita, a confec­ ção de objetos; a educação das crianças pertence à comunidade. Essa estrutura social no entanto foi, com maior impacto, destruída pela força da escravidão: o índio foi usado como derrubador de mata pelo branco e a índia, como cozinheira.1. De acordo com o texto, qual é o conceito de trabalho para as sociedades indígenas?2. Esse conceito está presente na sociedade brasileira atual? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5
Boa noite!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

O conceito do trabalho para a comunidade indígena é a busca por alimentação e conforto dentro do seu habitat natural. Deste modo, sua organização é feita como dita no texto onde o homem vai a caça e a mulher da colheita ao plantio. 


Além disso, podemos observar que a sociedade atual que vivemos, se tornou complexa a partir do avançar das tecnologias, porém mais organizada no que tange o desenvolvimento do trabalho, e, hoje, tanto o homem como a mulher trabalham em funções iguais e promovem melhorias para a sociedade através do exercício da cidadania. 


Bem, espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas interessantes