Sweet Home
Quebra-luz, aconchego.
Teu braço morno me envolvendo.
A fumaça de meu cachimbo subindo.
Como estou bem nesta poltrona de humorista inglês.
O jornal conta histórias, mentiras...
Ora afinal a vida é um bruto romance
e nós vivemos folhetins sem o saber.
Mas surge o imenso chá com torradas,
chá de minha burguesia contente.
Ó gozo de minha poltrona!
Ó doçura de folhetim!
Ó bocejo de felicidade!
Carlos Drummond de Andrade
Sobre o poema acima, são apresentadas as seguintes afirmativas:
A- O título do poema se justifica pelo fato de, aparentemente, o eu lírico estar descrevendo as delícias da paz doméstica.
B- No verso final – “Ó bocejo de felicidade!” – a ironia é criada pelo contraste entre as palavras “bocejo” e “felicidade”.
Depois de reler o poema e as afirmativas, avalie se cada uma delas é verdadeira ou falsa. Justifique sua resposta para cada uma das afirmativas.
Soluções para a tarefa
A afirmativa A, considero verdadeira, pois a tradução de Sweet Home é Doce Lar, e em diversos momentos no poema, o autor exalta o ambiente em que está. Já a afirmativa B, considero falsa, pois não entendo como uma ironia, como um significado oposto, um “bocejo de felicidade”, mas sim de alívio, cansaço, satisfação!
Analisando um poema
a. O título corresponde com a afirmativa, uma vez que Doce Lar (a tradução de Sweet Home) indica que há uma característica de aconchego na vida doméstica, o que por sua vez pode ser entendido como paz, pondo considerar a afirmativa verdadeira.
b. Bocejo de felicidade pode ser considerado uma ironia pelo fato de um bocejo estar, também, relacionado com o tédio. Uma pessoa entediada não está feliz, logo essa contradição indica a presença de uma ironia na construção da frase, o que acaba por tornar a alternativa verdadeira.
Saiba mais sobre poesia em:
https://brainly.com.br/tarefa/24911978