Suponha que você seja dono de uma hamburgueria que fica próximo a uma grande universidade e que oferece refeições o dia inteiro. Seu restaurante tem o seguinte cardápio: hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes. Porém você faz parte de uma franquia e tem restrições quanto a mudanças de cardápio e decorações. Todavia você pode ajustar seus horários, e sua propaganda é livre, você pode fazê-la como bem entender. Dito isso, você resolve fazer uma pesquisa com o público que passa nos arredores do seu estabelecimento para entendê-lo (e as pessoas que ainda não frequentam o local). A partir do resultado, você descobre que: - 1% dos clientes só come em seu restaurante; - 20% utilizam seu estabelecimento como restaurante principal; - 12% consideram o lugar como um restaurante secundário; - mais de 50% passam de vez em quando em seu restaurante, porém não o utilizam com frequência. Você também identifica com sua pesquisa que metade do público é de alunos e o restante se divide em professores e pessoas não vinculadas à universidade. Você já entendeu o mercado em que está inserido e agora precisa partir para a segmentação do público (passo 2 da segmentação do mercado). Pensando nisso, responda aos seguintes desafios: 1) Com base na sua pesquisa, em qual público você focaria para sua segmentação de mercado? 2) Sugira a segmentação do público e justifique sua escolha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1
Explicação:
ficaria nos 20% porque eles usar meu restaurante como principal
Resposta:
focaria nos 20%
Explicação:
Padrão de resposta esperado
1) Focaria nos 20% de pessoas que utilizam a hamburgueria como restaurante principal, visto que eles representam 80% do lucro da empresa.
2) Como sugestão de segmentação, focaria nos estudantes, por ser o maior público, e utilizaria o fator demográfico, pois assim saberia os horários em que eles estão por perto (já que é possível alterar os horários de funcionamento):
- Estudantes que moram na universidade.
- Estudantes que moram em apartamentos perto da universidade.
- Estudantes que vão todos os dias para a universidade e moram fora da área.
- Estudantes que vão todas as noites para a universidade e moram fora da área.