Suponha que um motor funcione como uma máquinatérmica em um ciclo de Carnot, entre a temperatura T1(fonte fria) e a temperatura T2 (fonte quente). Nessascondições, o seu rendimento é de 40%. Se T2 aumentar20%, pode-se afirmar que(A) o rendimento do motor também aumentará 20%.(B) a variação de energia interna no ciclo aumentará.(C) a quantidade de calor retirada da fonte quente diminuirá.(D) a variação de entropia no ciclo diminuirá.(E) o trabalho realizado no ciclo aumentará
#ENADE
Soluções para a tarefa
(E) o trabalho realizado no ciclo aumentará
Uma máquina térmica de Carnot opera recebendo calor da fonte quente e cedendo calor à fonte de resfriamento.
Nas transformações cíclicas (ciclo de Carnot) a temperatura final do gás é igual a temperatura inicial, podemos afirmar que a variação da energia interna será igual a zero.
ΔU = 0
O rendimento de uma máquina térmica representa o trabalho que é realizado em relação à energia que é fornecida. O rendimento máximo da máquina térmica em questão é de 40%.
n = 1 - T1/T2
Onde,
T1 = temperatura absoluta da fonte de resfriamento
T2 = temperatura absoluta da fonte de aquecimento
Se a temperatura na fonte quente aumenta, a quantidade de calor retirada da mesma também aumentará, mantendo o rendimento de 40% da máquina térmica.
Para sabermos o trabalho que essa máquina realiza, usaremos a expressão abaixo -
τ = n·Q1
Onde
n = rendimento da máquina
Q1 = quantidade de calor retirada da fonte quente
Como a quantidade de calor na fonte quente aumentará já que a temperatura na fonte quente aumentará em 20%, podemos afirmar que o trabalho realizado pelo ciclo também irá aumentar.