Suponha que um jornalista econômico tenha escrito o seguintecomentário: "O ministro afirma que a economia vai bem, apesarda crise política. Mas ele não é um economista e, além do mais,tem interesse em apresentar uma imagem positiva do país aosinvestidores. Logo, não é verdade que a economia vai bem".Julgue os itens abaixo, relativos ao raciocínio apresentado pelojornalista.I É um exemplo de generalização apressada.II É um argumento inválido.III É uma falácia, não um argumento.IV É um argumento ad hominem.V É um exemplo de apelo à autoridade.Estão certos apenas os itensA I e III.B II e IV.C II e V.D III e IV.E IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra b).
A argumentação do jornalista é feita tendo por base uma crítica à formação profissional do ministro, assim como os seus interesses pessoais, caracterizando um argumento ad hominem (quando você ataca a pessoa que fez uma afirmação, não os argumentos dela).
O jornalista não tentou usar fatos estatísticos verificáveis para afirmar que a economia do país vai mal, ele simplesmente atacou o autor das afirmações que ela vai bem, significando que é um argumento inválido.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás