O nosso conhecimento natural tem origem nos sentidos.Portanto, a alma não conhece as coisas corpóreas porimagens que estão naturalmente dentro dela.O intelecto humano, unido ao corpo, tem como objeto aeqüididade ou natureza existente na matéria corpórea e, por taisnaturezas, ascende do conhecimento das coisas sensíveis a um certoconhecimento das coisas invisíveis.Tomás de Aquino. Suma Teológica I.Em cada uma das opções a seguir, há duas asserções ligadas pelapalavra porque. Assinale a opção em que as duas asserções sãoverdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta daprimeira.A O ser humano não conhece nada que esteja acima do alcancedos sentidosporquenosso conhecimento se inicia a partir dos sentidos.B O ser humano conhece a Deus tal como conhece uma coisasensívelporquenosso conhecimento abrange tanto as coisas sensíveis comoas não-sensíveis.C O ser humano só pode ter um conhecimento imperfeito deDeusporqueo específico de nosso conhecimento é partir das coisassensíveis.D O ser humano pode conhecer todas as coisas sensíveisporquepossuímos idéias inatas delas em nossa inteligência.E O conhecimento do ser humano parte das coisas sensíveisporquesua natureza é a de um animal racional.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
C) O ser humano só pode ter um conhecimento imperfeito de Deus porque o específico de nosso conhecimento é partir das coisas sensíveis.
O conhecimento natural apresenta origem nos sentidos, de forma que a alma não conhece as coisas corpóreas através de imagens que se encontram naturalmente dentro dela. O intelecto humano, que se une ao corpo, tem a finalidade de alcançar a corpórea.
Sendo preciso destacar que o ser humano apenas passa a ter um conhecimento imperfeito de Deus, visto que o específico de nosso conhecimento é alcançado através das coisas sensíveis.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás