Suponha a seguinte situação: uma empresa Coreana acaba de lançar no mercado brasileiro um novo equipamento de telefonia móvel (top em várias tecnologias, entre elas maior armazenamento interno do mercado, bateria de longa duração, câmera para Self com flash frontal, capacidade interna para baixar mais de 100 aplicativos sem comprometer a funcionalidade do equipamento), porém sua rede de distribuição e assistência técnica estão localizadas em alguns pontos das grandes capitais brasileiras, e ainda não dispõe de pessoal técnico capacitado para suporte. Digamos que a empresa em questão lance a seguinte publicação: Equipamento top lançado no Brasil, sendo superior ao IPHONE, com 50% de desconto para as primeiras 1000 unidades comercializadas no Brasil (preço abaixo do custo). Como eu gosto de inovação e tecnologia, não quero perder esse negócio de forma alguma (compra cega); mesmo me sentindo inseguro em relação a marca, eu realizo uma compra imediata de dez aparelhos para a minha empresa, nessa promoção oferecida, pois acredito ser uma oportunidade ímpar. Nas condições apresentadas, essa minha decisão de compra rápida sem pensar muito, nos aspectos de avalição de qualidade, corresponde a:
Uma decisão correta.
Um erro tipo II.
Uma decisão indiferente, pois hoje em dia não há com o que me preocupar com isso.
Um erro tipo I.
Uma decisão incorreta.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5.
Podemos considerar que foi uma tomada de decisão incorreta.
Porque essa decisão não foi tomada com base na devida racionalidade. Primeiro, o empreendedor deveria analisar o mercado e comparar preços e configurações dos telefones. Após isso, ele deveria fazer uma análise entre o serviço de assistência técnica e o suporte ao consumidor da empresa coreana e das demais que fabricantes de telefonia móvel.
Desse modo, em caso de problemas técnicos com os aparelhos, o empreendedor teria uma base para saber como a empresa trata os consumidores e demais parceiros de negócios.
Por fim, vale destacar que a não verificação dos aspectos de qualidade é perigosa, uma vez que o empreendedor pode ter transtornos com relação à concepção dos aparelhos para o longo prazo.
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Resposta
Um erro tipo I
Explicação: