Biologia, perguntado por lucassmpatriarcha, 8 meses atrás

Suponha a existência de dois tipos de uma mesma espécie de verme: um, que se reproduz assexuadamente, por brotamento, e outro, que é sexuado. Ambos vivem em um mesmo lago, também habitado por uma bactéria que provoca uma doença nesses vermes. A espécie assexuada é mais frequentemente atacada por essa bactéria. Após um período de seca, no qual a população desse verme foi drasticamente reduzida, observou-se que os indivíduos sexuados passaram a ser mais atacados pelas bactérias do que os assexuados. Considere as afirmações a seguir.

I. A reprodução sexuada, devido à variabilidade genética que ela proporciona, garantia uma maior resistência à infecção pela bactéria;

II. A diminuição da população de vermes no lago, em consequência da seca, resultou na diminuição dessa variabilidade genética, tornando a população mais vulnerável à infecção pelas bactérias;

III. Com a seca, os indivíduos assexuados se tornaram resistentes à infecção.

Assinale:

Escolha uma:
A. se somente II for correta.
B. se somente I for correta.
C. se somente I e II forem corretas.
D. se somente III for correta.
E. se somente II e III forem corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
8

A resposta é:

a) Se somente I e II forem corretas.

A reprodução sexuada é considerada como sendo uma forma de reprodução mediante a qual ocorre a fusão de dois tipos de células reprodutoras, que são gametas feminino e masculino.

Nos caso dos animais sexuados, tais células  são o óvulo e o espermatozoide, que por sua vez são células haploides e se formam nas gônadas através do processo de meiose.

Nesse caso, a reprodução sexuada permite uma variabilidade genética superior e maior resistência à infecção pela bactéria.

Perguntas interessantes