Geografia, perguntado por celmaferreira1950, 5 meses atrás

Superar a dicotomia entre teoria e prática é um dos grandes desafios nos cursos de graduação, principalmente nos de licenciatura, como o de Pedagogia. Os embates são constantes a respeito dessa separação presente na formação docente, o que aponta para um enorme distanciamento entre o que os cursos propõe enquanto conhecimento e o que a prática docente exige. Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O distanciamento entre a teoria e a prática na formação inicial dos profissionais da educação, é apenas uma concepção descrita no imaginário teórico e que pouco tem a ver com a realidade vivenciada. Alternativa 2: O currículo dos cursos de formação inicial de professores, trabalham a partir de práticas construtivistas da educação, deixando de lado concepções teóricas arcaicas e pouco utilizadas na atualidade. Alternativa 3: A dicotomia começa no currículo que propicia um impacto nessa separação na medida em que não conversa com a realidade da escola, desconsiderando aqueles que estão ao entorno dela. Alternativa 4: Os cursos de formação inicial defendem um currículo e um fazer pedagógico baseado nas concepções da Educação Bancária, idealizada por Paulo Freire. Alternativa 5: Os cursos de licenciatura precisam evidenciar as concepções teóricas deixando os aspectos práticos apenas para o período do estágio

Soluções para a tarefa

Respondido por mustafaahamin
0

Tendo como base a teoria de Paulo Freire, podemos afirmar que a dicotomia entre teoria e prática começa no currículo dos cursos de licenciatura em pedagogia, uma vez que não estabelece uma forte relação com a realidade nas escolas.

A alternativa que responde a pergunta corretamente é, portanto, a alternativa 3.

Qual é a teoria de Paulo Freire a respeito da dicotomia entre teoria e prática?

Mais conhecido por seu livro “A Pedagogia do Oprimido”, o pensador contemporâneo Paulo Freire acreditava que a educação era basicamente um meio de construir uma “consciência critica”.

Para Freire, era por meio dessa “consciência crítica" que os indivíduos eram capazes de criar mudanças significativas a longo prazo em suas vidas.

Nesse sentido, a conexão entre teoria e prática possui grande importância na obra de Freire uma vez que demonstra a capacidade do indivíduo de usar evidências para aumentar sua compreensão a respeito da "consciência critica”.

Aprenda mais sobre Paulo Freire em: https://brainly.com.br/tarefa/26076618

#SPJ4

Perguntas interessantes