Sul
Com base em suas observações e análises, é possível aproveitar melhor a iluminação e o aquecimento
que sua moradia recebe do Sol? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Oi Turu baum?
Explicação:
Se no verão as contas de luz costumam aumentar com o uso mais frequente do ar condicionado, ventilador e chuveiro elétrico, dá para pelo menos compensar uma parte desses gastos aproveitando melhor a luz natural. Afinal, no Brasil esse é o período em que os dias são mais longos e as noites mais curtas. Por que não usar a iluminação natural para economizar energia elétrica em casa e até no trabalho?
A iluminação natural pode ter uma qualidade ainda melhor do que a iluminação artificial – a das lâmpadas. Além do conforto visual, é até mesmo mais saudável: o corpo humano precisa de exposição à luz solar para ativar funções importantes do organismo, como a produção de Vitamina D, por exemplo. É também por esse motivo que conceitos de iluminação de ambientes já são levados em conta hoje, especialmente quando o objetivo é fazer uma construção considerada sustentável.
Como iluminar
Para melhor aproveitar a iluminação natural que entra na sua casa ou apartamento, existem alguns truques:
- Evite bloquear a luz solar dos ambientes com algum tipo de mobília, como estantes, roupeiros, armários e outros móveis.
- Em dias mais claros, opte por deixar as cortinas e as persianas bem abertas.
- Pinte as paredes dos cômodos com cores claras, que ajudam a refletir melhor a iluminação natural.
- Coloque espelhos nas paredes e use também móveis espelhados, que refletem a luz, dão uma sensação de amplitude e iluminam os cômodos onde estão instalados.
- Persianas costumam ser mais eficientes do que cortinas para deixar passar a luz natural.
Imóveis novos
Se você está começando a construir um imóvel, há outras formas de aproveitar a luz do sol e garantir uma iluminação natural e sustentável para a casa. Além das cores claras, vale investir em aberturas com vidros protegidos e prateleiras de luz.
Preste atenção também na posição do seu imóvel: receber luz direta do sol pode provocar ofuscamento, fazendo com que a luz incomode mais do que auxilie. A melhor alternativa é construir na direção Norte-Sul – e não Leste-Oeste. O ideal é consultar um arquiteto ou engenheiro para ter uma orientação adequada.