Sugestões de Atividades
1. Por que a membrana plasmática é importante na vida da célula?
2. Qual a diferença entre membrana plasmática e parede celular?
3. O que significa dizer que a membrana plasmática exerce a função de permeabilidade seletiva?
4. Como podemos definir a membrana plasmática?
5. O que significa dizer "bicamada lipídica"?
6. Explique a frase: "A membrana plasmática pode manter diferenças entre o meio intra extracelular"
7. Explique o modelo do mosaico fluido.
8. O que são fosfolipídios? Como são formados?
9. Qual a principal função dos glicolipídios e das glicoproteínas?
10. O que diferencia o transporte de substâncias por difusão simples e difusão facilitada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.
II. A membrana plasmática é a película lipoproteica que obrigatoriamente fica em volta da célula. Já a parede celular é uma camada em cima dessa membrana plasmática, ou seja, recobre-a, e ela não é obrigatória, alguns tipos de células tem, outras não.
III. A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula.
IV. A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
V. bicamada lipídica (ou fosfolipídica): fosfolipídios são moléculas antipáticas que se dispõem na bicamada com a porção hidrofóbica apolar dirigida para o centro da membrana, e com a porção hidrofílica polar (cabeça com terminal fosfato) direcionada para o exterior ou interior da célula.
VI. Sim, pois em uma de suas funções, é capaz de regular, oque entra e o que sai da célula, portanto, ela é sim capaz de manter diferenças externas e internas da célula.
VII. O modelo do mosaico fluido recebeu essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática.
VIII. Os fosfolípidos, ou fosfolipídios sãolípidos que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. Sãoconstituidos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele.
IX. Glicoproteína: associação entre carboidratos e proteínas de membrana; F – Glicolipídios: associação entre carboidratos e lipídios. As glicoproteínas e glicolipídios são marcadores responsáveis pela determinação dos grupos sanguíneos.
X. A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.
maior concentração para outro onde estão em menor concentração? Há gasto de energia?
Explique.
12. Qual é a forma de transporte celular no qual as substâncias passam de um meio onde estão em
menor concentração para outro onde estão em maior concentração. Há gasto de energia? Explique.
13. Explique como e por que acontece o transporte mediado pela bomba de sódio e potássio
15.O que é uma permease? De exemplos.
16. Explique o processo de osmose,
17. Como podemos diferenciar a osmose dos outros tipos de transporte passivo?
18. Qual a definição de bomba de sódio e potássio?
19. De onde vem a energia da bomba de sódio e potássio?
20. Como ocorre o transporte ativo por meio da bomba de sódio e potássio?
a diferença entre endocitose e exocitose?
22. Quais são as duas formas de ocorrência da endocitose? Explique.
23. O que são pseudopodes?
24. Explique a invaginação que ocorre na membrana quando ocorre a pinocitose.