Substancialmente, para Marx, a filosofia de Hegel interpreta o mundo de cabeça para baixo: é ideologia. Hegel raciocina como se as instituições existentes, como, por exemplo, a herança, derivassem de puras necessidades racionais, legitimando assim a ordem existente. A realidade é que, segundo Marx, Hegel transforma em verdades filosóficas dados que são puros fatos históricos e empíricos. E, assim, "por toda parte Hegel cai do seu espiritualismo político para o mais crasso materialismo". (REALE e ANTISERI, 2005, p. 173).
a. Para Marx, a filosofia de Hegel consistia em ideologia, pois ele considera como verdades filosóficas os fatos que são puramente históricos.
b. Marx baseia toda sua obra no materialismo de Hegel que, para ele, é bastante significativo.
c. Para Marx, Hegel defendia a ideologia como método científico.
d. Para Marx, a filosofia de Hegel constitui no materialismo histórico-dialético.
e. Marx apoia as ideias de Hegel.
Soluções para a tarefa
Respondido por
52
Olá!
A alternativa A de fato está correta.
Bem, a filosofia de Hegel era chamada de hegelianismo, que era uma corrente filosófica que se baseava no entendimento do reflexo da humanidade, a partir da compreensão de todas as coisas, sendo o idealismo transcendental, o que Marx viu como um caráter ideológico.
Além disso, Hegel buscou dialogar sobre a ideia de autoconsciência absoluta, pois a sociedade está sempre caminhando em busca da razão, enquanto Marx refletia sobre como a sociedade estava organizada, tendo o materialismo histórico como base para sua fundamentação.
Valeu!
Respondido por
16
Resposta:
Letra A
Explicação:
Marx compreende a ação de Hegel como transformadora de verdades filosóficas os dados históricos e empiristas.
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás