Sublinhe os adjuntos adnominais das frases e escreva a classe gramatical a que eles pertencem. a) Carlos vendia livros usados. B) O povo brasileiro é muito alegre. c) Meus amigos foram a uma festa baiana. d) Esse remédio é prejudicial. e) Eu tenho uma casa de campo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O que é adjunto adnominal (A.A)?
Adjunto adnominal é a palavra ou locução de palavras que desempenha uma função sintática na oração: a de fornecer uma característica adicional único-exclusivamente a um substantivo (concreto ou abstrato).
Os adjuntos adnominais são termos acessórios da oração e eles podem pertencer às classes gramaticais:
Numeral.
Adjetivo.
Locução adjetiva.
Pronome.
O que é complemento nominal (C.N)?
Na análise sintática, complemento nominal é o conjunto de palavras precedidas por preposição (exemplos: de, a, por, com), que completam o sentido de:
Substantivos abstratos.
Adjetivos.
Advérbios.
Como saber se é adjunto ou complemento, fácil?
Enquanto o adjunto adnominal se refere a um substantivo concreto ou abstrato, o complemento nominal faz referência apenas a substantivos abstratos. Além disso, diferentemente do adjunto, o complemento pode se referir também a um adjetivo ou a um advérbio. Por fim, na oração o adjunto exerce função ativa e o complemento passiva.
Observe atentamente a diferença abaixo:
◼ Exemplo:
"O ministro ouviu críticas da população"
▶ da população: adjunto adnominal do substantivo abstrato críticas. Justificativa: como a crítica foi realizada ativamente pela população, então é A.A.
"O ministro ouviu críticas aos hospitais"
▶ aos hospitais: complemento nominal do substantivo abstrato críticas. Justificativa: como foram os hospitais que sofreram a crítica, então eles são passivos. Logo, trata-se de C.N.