Suas respostas. 3. Alguns venenos biológicos são proteínas, como a crotamina (presente na peçonha das cascavéis) e a toxina botulínica (contaminante de alimentos em conserva, produzida por bactérias da espécie Clostridium botulinum), que é tóxica para o sistema nervoso humano e pode causar parada res- piratória. Certas proteínas vegetais, como a ricina, da ma- mona, também são venenos para os animais. a) Elabore uma hipótese que explique as possíveis vanta- gens adaptativas do surgimento dessas substâncias na evolução de animais e vegetais. b) Um pesquisador coletou duas amostras de crotamina. Uma foi mantida na temperatura ambiente; a outra, aquecida a 90 °C por 20 minutos. A seguir, as duas amos- tras foram inoculadas em camundongos. Qual deve ser o resultado do experimento? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) animais e plantas que produziam essas substâncias tóxicas apresentavam claras vantagens evolutivas se comparadas à indivíduos que não os produziam. Seja para se defender de predadores, buscar alimentos ou conquistar novos territóios sem serem ameaçados, aqueles que eram tóxicos tendiam a obter mais recursos. Dessa forma, tendiam a deixar mais decendentes e então essa característica se difundiu com o passar das gerações.
B) a questão afirma que a crotamina é uma proteína, isso é muito importante pois precisamos saber que em temperaturas extremas as proteínas desnaturam, ou seja, perdem a sua conformação e consequentemente perdem a sua função. Nesse caso, ao armazenar a crotamina a 90°C ela irá desnaturar e portanto perder sua capacidade tóxica, enquanto a crotamina armazenada a 20°C continua intacta e, portanto, capaz de atuar como veneno. Dessa forma, é de se esperar que a crotamina armazenada a 90°C não cause dano nenhum ao camundondo, ao passo que a que foir armazenada em 20°C pode matar o camundongo.
Explicação: