Administração, perguntado por maiconfelipe15, 1 ano atrás

Stoner e Freeman (1995) caracterizam a empresa multinacional como “grandes empresas cujas operações e divisões se espalham por vários países, mas que são controladas por um escritório central”. Sobre as empresas multinacionais leia as afirmativas e assinale a alternativa correta: ​ STONER, J. A. F.; FREEMAN R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil LTDA, 1995. I. Uma empresa com sede nos Estados Unidos é considerada multinacional se tiver uma parcela do controle de empresas no exterior. II. A teoria moderna da empresa multinacional diferencia duas questões: 1) por que um bem é produzido em dois (ou mais) países diferentes em vez de um? 2) por que a produção em locais diferentes é feita pela mesma firma e não por firmas separadas? Os economistas apresentam a teoria da localização e a teoria da internalização. III. A teoria da localização esta relacionada a localização da empresa próxima aos recursos produtivos, isto é , uma empresa deve estar localizada próxima a sua matéria-prima principal como o caso da mineração do alumínio que deve estar localizada onde está a bauxita. IV. A teoria de internalização a produção de uma subsidiária é frequentemente o insumo de outra. Deste modo, segundo esta teoria, empresas multinacionais existem pelo fato de ser mais lucrativo desempenhar tais transações dentro da mesma empresa do que entre empresas diferentes. Está correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por clientetecw
1

Analisemos o caso:


Alternativas:


I. Uma empresa com sede nos Estados Unidos é considerada multinacional se tiver uma parcela do controle de empresas no exterior.


Correta! Justificativa: As empresas podem ser acionistas de determinadas empresas espalhadas pelo mundo todo. Logo esta prática se faz dentro dentro da teoria das empresas multinacionais!


II. A teoria moderna da empresa multinacional diferencia duas questões: 1) por que um bem é produzido em dois (ou mais) países diferentes em vez de um? 2) por que a produção em locais diferentes é feita pela mesma firma e não por firmas separadas? Os economistas apresentam a teoria da localização e a teoria da internalização.


Correta! Justificativa: Questiona-se o por quê da não globalização da produção do produto em uma única sede (país), todavia, a próxima alternativa já justifica estes fato.


III. A teoria da localização esta relacionada a localização da empresa próxima aos recursos produtivos, isto é , uma empresa deve estar localizada próxima a sua matéria-prima principal como o caso da mineração do alumínio  que deve estar localizada onde está a bauxita.


Correta! Justificativa:  A localização próximo dos insumos, consumidores locais e legislação do determinado Estado (país) favorece os seu ativos de produção e lucratividade.


IV. A teoria de internalização a produção de uma subsidiária é frequentemente o insumo de outra. Deste modo, segundo esta teoria, empresas multinacionais existem pelo fato de ser mais lucrativo desempenhar tais transações dentro da mesma empresa do que entre empresas diferentes.

Correta! Justificativa:  Uma filial poderá gerar insumos (matéria prima) para outras filiais ou para a própria matriz. Logo, sua existência é reconhecida como estratégia das organizacionais  transacionais.


Perguntas interessantes