Física, perguntado por dalvalanches001, 10 meses atrás

Stephen Hawking (teoria de tudo)

01.A obra de Stephen Hawking trata de temas complexos de uma forma agradável, acessível e, desta forma, presta uma grande contribuição a disseminação do conhecimento científico. Como este cientista faz a leitura e a compreensão dos conceitos e, em especial, a sua observância, da Física aplicada ao mundo em que vivemos?


02. A esclerose lateral amiotrófica (ELA) ou doença de Lou Gherig, que acometeu Stephen Hawking tem quais causas ou motivos? É hereditária? Causa quais consequências? Há medicamentos sendo pesquisados para este mal? Quantas pessoas sofrem deste mal no mundo? Qual é a expectativa média de vida delas?


Soluções para a tarefa

Respondido por rayllecn
6

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica  é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.

A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. A idade é o fator preditor mais importante para a sua ocorrência, sendo mais prevalente nos pacientes entre 55 e 75 anos de idade.

Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece assistência e medicamentos gratuitos, de forma integral, aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado. Ainda não existem evidências em nível mundial de tratamento que levem à cura da doença.

Os medicamentos e tratamentos são apenas paliativos, para ajudar a melhorar a qualidade de vida e a retardar a evolução da doença, que inevitavelmente acontecerá em algum momento.  

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, as pessoas com doença perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois do diagnóstico.

As causas da ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica ainda não são conhecidos, no entanto sabe-se que em cerca de 10% dos casos ela é causada por um defeito genético. Na prática, os neurônios dos pacientes acometidos pela doença se desgastam ou morrem e já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos.

Isso gera a curto e médio prazo enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover os braços, as pernas e o corpo. A doença piora lentamente. Quando os músculos do peito param de trabalhar, fica muito difícil respirar por conta própria.

Além disso, outras causas que podem estar relacionadas com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) são:

  • Mutação genética.
  • Desequilíbrio químico no cérebro (níveis de glutamato mais elevado), o que é tóxico para as células nervosas.
  • Doenças autoimunes.
  • Mau uso de proteínas.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas interessantes