ssinale as respostas corretas: (2 pontos) ( ) A independência do Brasil se deu por conta da pressão de Portugal para o retorno de Dom Pedro I, após a Revolução Liberal do Porto. ( ) Dom João VI, fundou, no Brasil, o Reino Unido de Portugal. Demonstrando uma clara transição de interesses de Portugal para o Brasil. ( ) A modernização do Brasil após a vinda da corte portuguesa ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a criação de entidades culturais, econômicas e políticas que tentassem deixar o Brasil mais parecido com a Metrópole. ( ) Essa mesma modernização só ocorreu no Rio de Janeiro, o que acumulou mais impostos e taxas para o restante da colônia. Esse foi um dos principais motivos da Revolução Pernambucana. ( ) Como forma de rebeldia a Portugal, demonstrando sua preocupação com a elite colonial Brasileira, Dom Pedro I no chamado Dia do Fico, havia antecipado e dado uma garantia aos brasileiros que a independência estava a caminho. ( ) A abertura dos portos às nações amigas foi o primeiro decreto de D João VI, nele, o pacto colonial que mantinha o monopólio português de comércio foi desfeito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
VVVVFV
Explicação:
( ) A independência do Brasil se deu por conta da pressão de Portugal para o retorno de Dom Pedro I, após a Revolução Liberal do Porto.
CORRETO, pois a Revolução visou diminuir os poderes do rei, descentralizando o poder e instaurando uma monarquia constitucional.
( ) Dom João VI, fundou, no Brasil, o Reino Unido de Portugal. Demonstrando uma clara transição de interesses de Portugal para o Brasil.
CORRETO, afinal a família real estava instalada no Brasil e a transição para Reino Unido permitiu que o Brasil passasse de colônia ultramarina para participante do reino de Portugal, desfrutando de grande soberania sobre seu território.
( ) A modernização do Brasil após a vinda da corte portuguesa ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a criação de entidades culturais, econômicas e políticas que tentassem deixar o Brasil mais parecido com a Metrópole.
CORRETO, a coroa trouxe a cultura europeia consigo, tanto que criou a Biblioteca Nacional pouco tempo após a sua chegada.
( ) Essa mesma modernização só ocorreu no Rio de Janeiro, o que acumulou mais impostos e taxas para o restante da colônia. Esse foi um dos principais motivos da Revolução Pernambucana.
CORRETO. Foi a "revolução dos ressentidos".
( ) Como forma de rebeldia a Portugal, demonstrando sua preocupação com a elite colonial Brasileira, Dom Pedro I no chamado Dia do Fico, havia antecipado e dado uma garantia aos brasileiros que a independência estava a caminho.
INCORRETO. Apesar de jurar fidelidade ao povo brasileiro, ele não deu garantias explícitas que que a independência aconteceria. Na verdade, a posterior atitude de Portugal frente à Assembleia Constuinte (que ocorreu 6 meses depois do Dia do Fico) que pedia o retorno imediato do rei foi o estopim da independência.
( ) A abertura dos portos às nações amigas foi o primeiro decreto de D João VI, nele, o pacto colonial que mantinha o monopólio português de comércio foi desfeito.
CORRETO. Também houve aí um agrado à Inglaterra.