SOS!!!
Explique o projeto grupo pombas urbanas que existe num bairro de São Paulo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O grupo Pombas Urbanas nasce em outubro de 1989. Ao longo de sua existência realizou pesquisa sobre a formação do ator, linguagem e dramaturgia, formando um repertório de 15 espetáculos, em sua maioria textos de autoria de Lino Rojas (1942-2005), criados a partir da pesquisa do grupo que se caracteriza pelo estudo contínuo sobre a cidade de São Paulo e seus habitantes e na construção de uma linguagem cênica que traz a poética do jovem brasileiro contemporâneo. Com seu fazer teatral, o grupo busca reconhecer e expressar sua cidade e seu tempo. O grupo tem o início de sua história na participação no projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor Lino Rojas, que teve como objetivo formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, em 1989.
A primeira montagem da companhia, chamada “Os Tronconenses”, foi apresentada em 1991 no FEPAMA. Nesta ocasião, o grupo, inesperadamente, foi vencedor de 5 prêmios: melhor pesquisa de linguagem cênica, melhor espetáculo, melhor atriz e revelação de ator e atriz. Com este mesmo espetáculo, a companhia participou em 1995 da 47ª Reunião Anual da SBPC, do 10º ENTEPOLA – Encontro de Teatro Popular Latino Americano em Santiago do Chile e da 2ª Mostra de Teatro Jovem Montevidéu no Uruguai. Em 1997, com o espetáculo “Ventre de Lona”, que trata da questão do abandono, contando a história de um bebê abandonado na porta de um Teatro, recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel / FUNARTE na categoria “Consolidação de Pesquisa de Linguagem Cênica”. “Ventre de Lona”, teve 2 temporadas na Cidade de São Paulo: a primeira no Centro Cultural Elenko KVA, em 1998, e a segunda na Sala Arte do Novo TBC – Teatro Brasileiro de Curitiba o espetáculo de rua “Mingau de Concreto” e a mini-tragédia para palco italiano “Uma Baleia Perto da Lua”.
Desde sua formação, ministra cursos de teatro em diversas regiões da periferia de São Paulo, transferindo o conhecimento produzido em sua pesquisa para jovens e adolescentes destas regiões. É desta forma que os integrantes do grupo Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à Arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir teatro e refletir sobre sua realidade por meio da Arte. Com isso o grupo vem desenvolvendo desde 2004 uma intensa formação artística e humana no bairro Cidade Tiradentes, na construção física e na realização de atividades e programações culturais em sua sede, o Centro Cultural “Arte em Construção”.
Explicação: isso aí em cima