Sono Pesado Toca o despertador e meu pai vem me chamar:— Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, há um enorme elefante. Ele tem essa mania, todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, e começa a ler gibi. O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado. Como eu posso levantar com o bichão aí sentado? O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista. Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista...— Espera um pouco, papai... Não precisa ser agora. Daqui a cinco minutos o elefante vai embora!Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remédio, com o bicho nas costas e tudo! 4. O elefante sentado nas costas do menino representa:
A.
A raiva do pai pela demora do filho de acordar.
B.
O bichinho de pelúcia do menino.
C.
O sono pesado e a vontade do menino de ficar na cama.
D.
A chateação do menino pelo elefante estar nas suas costas.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra C.
Ao longo da narrativa, conseguimos compreender que o elefante é responsável pelo sono pesado do personagem, principalmente em trechos como:
"Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, há um enorme elefante".
Isto é, entende-se que o menino não consegue levantar porque existe uma coisa pesada nas costas dele, que nesse caso seria o elefante. Dessa forma, o menino justifica a sua vontade de ficar na cama por conta disso.
Com isso, o menino tem o sono pesado devido ao elefante, porém seu pai não enxerga, somente ele.
Amplie seu conhecimento sobre interpretação de texto no famoso No Meio do Caminho, de Carlos Drummond de Andrade https://brainly.com.br/tarefa/6514752.
Espero ter ajudado!