Soneto XXXILonge de ti, se escuto, porventura,Teu nome, que uma boca indiferenteEntre outros nomes de mulher murmura,Sobe-me o pranto aos olhos, de repente...Tal aquele, que, mísero, a torturaSofre de amargo exílio, e tristementeA linguagem natal, maviosa e pura,Ouve falada por estranha gente...Porque teu nome é para mim o nomeDe uma pátria distante e idolatrada,Cuja saudade ardente me consome:E ouvi-lo é ver a eterna primaveraE a eterna luz da terra abençoada,Onde, entre flores, teu amor me espera.Olavo Bilac, mais conhecido como poeta parnasiano,expressa traços românticos em sua obra. No sonetoapresentado, o traço romântico observado é aA erudição do vocabulário.B objetividade do eu lírico.C predominância de descrição.D idealização do tema amoroso.E utilização de universo mitológico.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Sobre o poema de Olavo Billac, podemos dizer que pelo estilo do texto e do escritor ser o parnasianismo a resposta correta é a LETRA D (Idealização do tema amoroso).
A temática de amor expressa pelo autor Olavo Billac é o objeto mais presente no texto apresentado. O soneto nos mostra um amor descrito de forma exagerada e com o uso de hipérboles.
Essas características são a marca do estilo literário do autor que é o Parnasianismo. Vemos ele descrevendo seu sentimento, usando figuras de linguagem, metrificando e rimando o soneto.
Essas características nos mostram o traço central apresentado na obra, a idealização do tema amoroso.
Resposta:
objetividade do eu lírico.
Explicação:
ai n tá aparecendo mais eu fiz essa questão e ela é o item A