Biologia, perguntado por biel2513, 1 ano atrás

Na saga do Harry Potter, da escritora inglesa J. K. Rowling, e adaptada para os cinemas, existem dois tipos de pessoas: os bruxos, que possuem poderes mágicos, e os “trouxas”, denominação dada aos que não possuem tais poderes. Ao longo da história, a jovem bruxa Hermione Granger, filha de um casal de “trouxas”, se casa e tem filhos com o bruxo Rony Weasley. Considerando que ser bruxo (recessivo) ou ser “trouxa” (dominante) é uma característica genética e determinada pelo mesmo par de gene autossômico (não ligado ao sexo), a chance de Rony e Hermione terem uma criança “trouxa” é de: *

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannisantana03
17
É de 0%, pois a condição de bruxo é algo recessivo, portanto a única maneira desse fenótipo se expressar é quando está em homozigose recessiva. Para isso, os pais de bruxos que são trouxas são heterozigotos ou são bruxos também.

Como evidência, temos que os pais de Rony, que são bruxos, só têm filhos bruxos, porque trata-se de um cruzamento: aa x aa, com o encontro gamético possível sendo apenas aa (homozigoto recessivo). Este dado está apenas nos livros, não no exercício!

Hermione: aa Rony: aa, portanto prole: aa 100%
Perguntas interessantes