SONETO DE FIDELIDADE De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
2 o poema lido enquadra se em que gênero épico ou lirico? justifique a sua resposta?
3 quais as funções da linguagem estão presente no texto ? justifique a sua resposta
4 na primeira estrofe oque representa eu lirico ?
5 na segunda estrofe,o zelo do eu lirico ? desdobra se em quatro propostas especificas de comportamento todas em função do amor. utilizando apenas verbos no infinitivo,identifique tas comportamentos?
6 na terceira e quarta estofe o eu lirico explica porque se dispõe a ser fiel ao seu amor resuma com suas palavras essas explicações ?
7 quais comportamentos estão em antítese,referente a questão numero 5
Soluções para a tarefa
3-) Funções de linguagem --
ANTÍTESE = caracterizada pelos sentimentos opostos : alegria ( riso ) X tristeza ( pranto )
Dias bons X Dias maus
Morte X solidão
PARADOXO = quando ele dá um outro significado a palavra INFINITO ( não tem fim ) no soneto é algo que não dura para sempre --> , "que seja infinito enquanto dure "
ALITERAÇÃO = repetição do fonema Tudo , o aTento; anTes , encanTo ,
METAFORA =posto que é uma chama
PLEONASMO = " rir do meu riso e derramar meu pranto "
POLISSÍNDETO = "Antes, e com tal zelo , e sempre tanto , e tanto ".
4-) em homem que procura conhecer o amor- ele faz uma exaltação ao amor é uma promessa de fidelidade .
5- ) louvor Do amor ; espalhar o seu canto ; rir do seu riso ; derramar o seu pranto ; e pesar o seu contentamento .--ele enaltece o amor como um sentido d sua vida ---
6-) ele fala do desejo de vivenciar o seu amor é que o fim não chegue logo
7-)alegria / riso X tristeza / choro ; dias bons amor X dias maus sem amor ; alegria X tristeza ;
2) O poema é apresentado a partir do gênero lírico, onde vemos uma exaltação ao amor por parte de Vinícius, que declama a fidelidade para a sua amada, além de uma forte valorização a esse sentimento de amor, fortalecendo o desejo de viver por esse sentimento, uma característica muito comum nas poesias sobre amor.
Como entendemos o Eu lírico?
O Eu lírico é a voz que elucida a poesia, e, a partir dele, nós, enquanto receptores do conteúdo, podemos entender suas sensações, desejos, vontades, frustrações, que são elencadas pelo autor justamente com o intuito de despertar sentimentos e sensações.
Como notamos a criação poética?
https://brainly.com.br/tarefa/18328749
3) As funções de linguagens que vemos no poema são:
- A antítese;
- O paradoxo;
- A aliteração;
- A metáfora;
- O pleonasmo;
- O polissíndeto.
Como podemos explicar essas linguagens no poema?
A antítese é marcada pela oposição, onde o autor traça um paralelo entre os sentimentos, como alegria e tristeza por exemplo. O paradoxo pode ser entendido a partir das significações criadas a partir de outras palavras, um exemplo no texto está no "infinito enquanto dure".
Temos também a aliteração e a metáfora, onde a primeira é gerada pela repetição do fonema, e a segunda pela linguagem que o autor cria para explicar algo, (posto que é uma chama).
Mais sobre as linguagens textuais:
https://brainly.com.br/tarefa/1819032
4) O Eu lírico nota na primeira estrofe a representação do homem que visa conhecer o amor, trazendo uma exaltação a esse sentimento, como uma promessa de fidelidade.
Como o Eu lírico nota a construção desses sentimentos?
A criação poética necessita de um eu lírico para que o conteúdo seja acessível e se torne mais acessível.
Por fim, o amor para o Eu lírico se baseia em tudo que fazemos sobre nosso bem próprio e para o próximo, neste caso sua amada, em que ele deposita seu amor, sua fidelidade, e o desejo de passar o resto da vida ao seu lado, (Infinito enquanto dure).
Mais sobre os gêneros textuais:
https://brainly.com.br/tarefa/1819032
5) O zelo do Eu lírico de desdobra em propostas específicas, assim como o comportamento em função do amor, ou seja, os verbos no infinitivo utilizados estão em:
- Louvor do amor;
- Espalhar o seu canto;
- Rir do seu riso;
- Derramar seu pranto;
- Pesar o seu contentamento.
Como podemos explicar basicamente o verbo no infinitivo?
Por fim, o verbo no infinitivo não está relacionado com nenhum tempo ou modo verbal, ele está em classificação as formas do gerúndio e particípio por exemplo.
Exemplo de verbo:
https://brainly.com.br/tarefa/7068733
6) O Eu lírico mostra a possibilidade de ser fiel ao seu amor como única, desejando vivenciar esse sentimento como verdadeiro até o fim, construindo uma história que não terá fim, até que esse fim chegue, mas ainda sim, não querendo que esse "fim" chegue logo, sendo esse um dos pontos mais sentimentais da poesia.
Como a poesia ressalta esse amor?
A partir da decisão do Eu Lírico de ser alguém que amará sua esposa para sempre, neste caso a amada, já que a poesia foca no amor dos dois, não necessariamente no casamento e nos "contratos sociais" estabelecidos, o foco do poema é a exaltação do homem que ama a mulher.
Mais sobre a ideia de família e casamento:
https://brainly.com.br/tarefa/18356520
7) Dentre os comportamentos que estão em antítese no poema podemos citar:
- Alegria / Riso;
- Dias bons amor / Dias maus sem amor;
- Riso / tristeza;
- Alegria / Tristeza.
Como vemos o desenvolvimento dessa obra?
O entendimento das semelhanças e diferença entre as fases e sensações se reforça através da antítese, e, a forma como o texto é construído se desenvolve de forma lírica, através de um trovador que expressa detalhadamente os sentimentos ao profundar a construção da argumentação apresentada na obra, pelo autor.
Exemplo de poema
https://brainly.com.br/tarefa/18328749
#SPJ3