Soneto a cada canto um grande conselheiro, que nos quer governar cabana e vinha; não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem frequente olheiro que a vida do vizinho e da vizinha pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha, para o levar à praça e ao terreiro. [. ] estupendas usuras nos mercados, todos os que não furtam, muito pobres; e eis aqui a cidade da bahia. Matos, g. De. Disponível em: jornaldepoesia. Jor. Br. Acesso em: 30 jun. 2015. Neste soneto, gregório de matos apresenta a situação da capitania da bahia do século xvii ao
Soluções para a tarefa
A situação da capitania da Bahia retratada no Soneto de Gregório de Matos é a insatisfação com os seus governantes, chamados nesse contexto de conselheiros. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.
Quem foi Gregório de Matos?
Vivendo durante o período colonial, Gregório de Matos se consagrou como um dos maiores poetas brasileiros do período Barroco. Gregório é conhecido como boca do inferno, principalmente devido aos seus sonetos satíricos em que ataca a sociedade baiana da época, em especial seus governantes.
Gregório foi perseguido pela Inquisição devido às suas críticas à Igreja Católica e aos governantes da capitania baiana. Ainda assim, foi um grande advogado do período colonial e produziu diversas obras em que deixou registrada a sua insatisfação.
Complemento da questão:
A) criticar o comportamento dos governantes.
B) descrever as festas populares e episódios cotidianos.
C) extinguir as "usuras" que imperavam nos mercados.
D) identificar os corruptos e corruptores da época.
E) satirizar as relações sociais aparentemente saudáveis
Entenda mais sobre a Capitania da Bahia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29861852
#SPJ4