Somos altamente cultivados no domínio da arte e da ciência. Somos civilizados ao ponto de termos sido fatigados para aquilo que é da urbanidade e da decência de toda ordem. Mas quanto a considerar-nos como já moralizados, é preciso ainda muito para isso. Pois a ordem da moralidade pertence ainda à cultura (Cultur): por outro lado, a aplicação daquela ideia, que redunda apenas em uma aparência de moralidade na honra e na decência exterior, constitui simplesmente a civilização (Civilisirung)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Caio. O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua importância para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno. Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, maio/ago. 2009, p. 157.
Com base nos estudos sobre cultura contidos no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, indique os elementos que formam a oposição entre cultura e civilização, marca
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Considerando os Fundamentos Socioculturais da Educação a oposição entre cultura e civilização se dá de modo que toda civilização possui uma cultura, mas não necessariamente toda cultura é congruente com sua civilização.
Um exemplo disso é a Europa Medieval, onde o processo civilizatório e de avanços nas ciências, na organização social e na composição dos primeiros estados modernos eram de predomínio dos avanços científicos, enquanto que a cultura extremamente religiosa ia contra esses preceitos.
Abraços!
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás