Solidariedade é a condição em que os fenômenos sociais são produzidos. Esta é a lógica fundamental para a compreensão dos fatos sociais. A solidariedade, para Durkheim, não pode ser associada à filantropia, à ajuda consciente ou à contribuição benéfica à vida social. Ela apenas é a condição em que os fatos se realizam. Porém, para ele, há uma diferença fundamental entre a sociedade organizada nas civilizações primárias, principalmente, as agrárias e as sociedades contemporâneas industriais. Diante do exposto, assinale a alternativa que define a solidariedade como a condição em que os fenômenos sociais ocorrem.
Alternativa 1:
A solidariedade orgânica, para Durkheim, possui pequena divisão do trabalho social, como pode ser demonstrada pela análise dos fatos sociais da sociedade.
Alternativa 2:
A solidariedade é uma retribuição harmônica em defesa do bem comum. Aqueles que se dedicam a uma vida social saudável tendem a ter uma felicidade maior dentro do ambiente social.
Alternativa 3:
A solidariedade se constituiu com uma condição emocional que une as pessoas para o bem-comum. A ordem social deve ser mantida pelo sentido moral que as pessoas dão aos seus atos.
Alternativa 4:
Relacionada a uma ordem social, a solidariedade é a interdependência entre os fenômenos sociais. Os seres humanos, em seu conjunto, fazem parte da solidariedade, nem sempre consciente.
Alternativa 5:
A solidariedade é típica das instituições filantrópicas à procura da melhora da vida coletiva. Para o pensador francês, as instituições de caridade deveriam ser o modelo de inspiração da vida social.
Soluções para a tarefa
A solidariedade orgânica, para Durkheim, possui pequena divisão do trabalho social, como pode ser demonstrada pela análise dos fatos sociais da sociedade.
no livro esta escrito que. ( Já Durkheim optou pela divisão do trabalho social na Idade Moderna, apontando
que a solidariedade orgânica - aquela em que cada indivíduo cumpre seu
papel específico na sociedade complexa - é o elemento que explica a contemporaneidade).
Os fenômenos de venda do tempo e da mão de obra, relação de patrão e empregado, juntamente das revoluções, passaram a ser estudados pela sociologia. Por isso agora era necessário explicar a sociedade com base nesses novos tipos de relação.
Durkheim analisa a solidariedade entre os indivíduos como orgânica e mecânica. Na solidariedade mecânica, que predominava nas sociedades pré-capitalista, o que controla a sociedade é uma consciência coletiva. Já a solidariedade orgânica seria a característica da contemporaneidade.
A alternativa correta é a 1.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/21461359#