SÓCRATES
Imortalizado nos diálogos escritos por seu discípulo Platão, Sócrates tornou-se um mestre e exemplo da conduta ética até nossos dias. Nascido em Atenas (469-399 a.c.) é tradicionalmente considerado um marco divisório na história da filosofia grega. Não deixou nada escrito, o que sabemos dele e de seu pensamento vem de textos escritos por seus alunos e adversários.
Era filho de um escultor e de uma parteira, o que mais tarde o ajudou a compor sua teoria. Diferente dos filósofos naturalistas, Sócrates concentrava sua preocupação na problemática do ser humano. Dava aulas em praças públicas conversando com os jovens, sempre dando demonstrações de que era preciso unir o saber e o fazer, a consciência intelectual à consciência prática ou moral. Como havia sido um soldado valoroso acreditava que devia continuar servindo a pátria vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos e temperados. Seu método de ensino era o dialógico ou dialético, que se compõe basicamente em duas partes: a IRONIA ou refutação etapa em que o filósofo interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber, formulando perguntas e procurando evidenciar suas contradições. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos; e a MAIÊUTICA, etapa em que ele propunha aos discípulos uma nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias. Daí essa fase ser chamada maiêutica, que significa “trazer à luz”, mas não um parto como o que sua mãe fazia, mas um parto de ideias. O mestre deve ajudar o discípulo a chegar à verdade usando a própria razão.
É assim que Sócrates legitima a famosa frase “Conhece-te a ti mesmo”, pois em seu pensamento é preciso ter consciência racional das coisas, principalmente de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida. Entretanto, consciência de si mesmo quer dizer, antes de tudo, consciência de sua própria ignorância e necessidade de superá-la adquirindo conhecimento.
Após vários debates em praça pública, sua atitude crítica, irônica e a consequente educação por ele ministrada, criaram um descontentamento geral, hostilidade popular e inimizades pessoais. Diante da tirania popular esse ânimo hostil concretizou-se de forma jurídica na acusação movida contra ele: de corromper a juventude e negar os deuses da pátria. Sócrates foi declarado culpado por uma pequena minoria, sendo condenado a morte por envenenamento com cicuta.
1-)O que quer dizer a frase “Conhece-te a ti mesmo”?
( )Reconhecer sua inteligência
( )Reconhecer sua verdade
( )Reconhecer sua ignorância
( )Reconhecer sua sabedoria
2-)Para Sócrates os governantes prejudicavam qual atividade humana?
( )Liberdade de pensamento
( )Liberdade de atitudes
( )Liberdade de escrever leis
( )Liberdade de falar no tribunal
3-)Sócrates dá início a uma nova busca pelo conhecimento, qual é o seu objeto de estudo?
( )natureza
( )filosofia
( )homem
( )deus
4-)Qual é a concepção de realidade contida nesta frase de Heráclito “Ninguém entra duas vezes no mesmo rio”?
5-)O que Sócrates fez para ser considerado um elemento perturbador da democracia ateniense?
6-)Qual a diferença de pensamento entre os pré-socráticos e Sócrates?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
1 - letra c
1 - Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
o filósofo Platão que usou a frase "Conhece-te a ti mesmo" através do personagem de Sócrates para motivar seus diálogos. Platão deixa claro que Sócrates está se referindo a uma sabedoria de longa data.
dudasot:
Brigaduuu
Perguntas interessantes