Sócrates (469-399 a.C.) é considerado um marco divisório na filosofia grega e ocidental. Embora muito já se tenha estudado sobre ele, é importante lembrar que viveu com o povo ateniense do século V a.C. (Era de Péricles) em plena glória daquela civilização. Nas praças públicas (Ágora) e na cidade (polis) especulou sobre os valores que devem reger a vida política e social não de uma cosmovisão, mas desde a própria natureza humana. Acerca de Sócrates, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na escola ateniense de atletismo - o ginásio, local também de torneio de pensamentos - torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos.
b) Sócrates tinha claro que ética e política eram conceitos iguais, afirmando, neste sentido, ser o homem, um ser dono da lógica e da ética.
c) Resistiu até o fim e lutou contra a morte por entender que as leis injustas da cidade não devem ser obedecidas.
d) Era um radical defensor da ambição pelo poder por entender que as razões espirituais eram superiores às causas políticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
letra A
Explicação:
de acordo com o gabarito oficial da prova.
Respondido por
5
Resposta:
Na escola ateniense de atletismo - o ginásio, local também de torneio de pensamentos - torna-se uma figura indispensável, por ser um autêntico médico preocupado com o bem-estar físico e espiritual de seus amigos.
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás