Sobre Weber e a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Max Weber (1864-1920) centraliza a análise de suas pesquisas sociológicas e política na questão da responsabilidade moral, principalmente na moral cristã protestante, especificamente na calvinista.
FARIA, Jonas Silva. Filosofia.Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância. Maringá-PR,2014. 176p.
Com base no excerto acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Para Weber, o Capitalismo consiste na existência de empresas que têm como objetivo o máximo lucro e ajudar as pessoas não explorando-as, por meio da organização racional do trabalho.
Alternativa 2:
Existe um Deus absoluto e transcendente, que criou o mundo e governa. O espírito infinito dos homens pode captar, entender esse Deus.
Alternativa 3:
Para Weber, esse Deus, onipotente e misterioso, predestinou cada um de nós à salvação ou à danação, sem que, com nossas obras, possamos modificar um decreto divino já estabelecido.
Alternativa 4:
As coisas terrenas, a natureza humana e a carne pertencem ao mundo da graça de Deus; a salvação não pode ser para o homem senão dom totalmente gratuito da graça divina.
Alternativa 5:
Para Weber, as relações entre a ética protestante e o Capitalismo estão em acumular o lucro do trabalho e gastá-lo com bens neste mundo, ou seja, viver uma vida menos ascética, que se resume em obter o máximo de lucro e desfrutar do ganho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Bom dia !
Alternativa 3
Para Weber, Deus escolhe independente do indivíduo quem será salvo e quem será condenado, sendo que o trabalho e o sucesso na vida econômica de um ser humano surgem como compromissos que levam o indivíduo entender que pode ser salvo através deles.
Ele acredita que os dogmas são responsáveis popr um modo de vida metódico com base moral que levam os indivíduos a exercerem suas atividades.
Respondido por
1
Alternativa 3 pág 84 do livro
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás