Sobre os remédios constitucionais, assinale a alternativa CORRETA. A O habeas corpus pode ser impetrado contra ato emanado tanto pelo poder público como por um particular, desde que alguém sofra ou se ache ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção. B O mandado de segurança coletivo não pode ser impetrado por partidos políticos, tampouco pelos que possuam representação no Congresso Nacional, mas pode ser impetrado por pessoas jurídicas, públicas ou privadas, como as organizações sindicais e as entidades de classe legalmente constituídas. C O mandado de injunção é o instrumento adequado para viabilizar direito assegurado em lei, mas que não possui regulamentação. D O habeas data é o remédio constitucional adequado para o caso de recusa de acesso à informação de valor de um contrato administrativo de coleta de lixo celebrado por um órgão público, cujo interesse seja pessoal, próprio ou de terceiros.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a C.
O habeas corpus é o instrumento correto a ser impetrado quando o indivíduo (ou a coletividade) estão na eminencia de sofrer a constrição de locomoção ou quando já sofreu, por parte do poder público.
Já o Mandado de Injunção é, conforme a Constituição Federal “ conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
O habeas corpus pode ser impetrado contra ato emanado tanto pelo poder público como por um particular, desde que alguém sofra ou se ache ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção.