Geografia, perguntado por gilenosouzamg, 3 meses atrás

Sobre os planaltos não se pode afirmar que


eleanedossantossilva: Oi

Soluções para a tarefa

Respondido por artileneb
0

Resposta:

Explicação:

Relevo é o formato de paisagens naturais, ou seja, são os aspectos físicos que constituem uma determinada região. As formas de relevo estão acima da superfície terrestre e, de acordo com suas características, determinam as particularidades de um relevo.

Existem quatro tipos de relevo principais: planaltos, planícies, montanhas e depressões.

Os planaltos - que também podem ser chamados de platôs - são regiões com altitudes acima de 300 metros, que têm sua superfície elevada. Possuem um cume (ou pico) nivelado e são originados principalmente por processos de erosão causados pela ação dos ventos e das águas e as extremidades possuem altitude mais baixa.

Em relação à forma de constituição, os planaltos podem ser de três tipos: basálticos, sedimentares ou cristalinos. Os basálticos possuem rochas vulcânicas em sua constituição principal e os sedimentares são formados por rochas de sedimentos. Já os planaltos cristalinos são formados por rochas cristalinas.

No Brasil, esse tipo de relevo pode ser encontrado principalmente no centro do país e nas regiões sul e leste. Estima-se que a área ocupada por esse tipo de relevo no país chega a 5 milhões de quilômetros quadrados.

Estes são alguns dos planaltos encontrados no relevo brasileiro:

Planalto Central

Planalto das Guianas

Monte Roraima

Planalto Nordestino

Saiba mais detalhes sobre os planaltos e conheça melhor o processo de erosão.

Planícies

As planícies, como o nome indica, são regiões planas. Quase sempre estão localizadas em regiões de baixa altitude e atingem no máximo 100 metros em relação ao nível do mar.

Por estarem mais próximas ao nível do mar, são formadas por sedimentos originados do ecossistema aquífero, tanto dos mares, como dos rios e lagos.

As planícies podem ser formadas por diferentes tipos de sedimentos e, conforme a formação, recebem uma classificação distinta. Se for formada em zona de mar, recebe o nome de planície costeira. Caso seja localizada em região de rio, será uma planície fluvial. Existem ainda as planícies lacustres, localizadas próximas a lagos.

Planície

A Planície Amazônica é um exemplo de forma de relevo planície.

No Brasil, podemos encontrar esse tipo de relevo principalmente nas regiões norte e centro-oeste.

Algumas das planícies brasileiras são:

Planície Amazônica

Planície Litorânea

Planície do Rio Araguaia

Diferença entre planaltos e planícies

Os planaltos e as planícies são duas formas de relevo que têm uma característica em comum: os dois são relevos planos.

A diferença entre eles é a altitude, já que os planaltos tem mais altitude se comparados às planícies.

Planaltos costumam ter acima de 300 metros e as planícies normalmente alcançam no máximo 100 metros.

Montanhas

As montanhas são o tipo de relevo que possui maior elevação em comparação aos demais, ou seja, possuem as maiores altitudes.

Podem ser formadas por diferentes processos naturais, como por erupções vulcânicas (atividade dos vulcões) ou pela movimentação das placas tectônicas - que formam a crosta terrestre.

O processo de formação das zonas montanhosas ocorre ao longo de longos períodos e resulta da movimentação terrestre que, ao sofrer um abalo em seu solo, é capaz de elevar a superfície.

No Brasil, existem montanhas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. As regiões que apresentam esse tipo de relevo também podem ser conhecidas como regiões serranas, em alusão à expressão serra (conjunto de montanhas).

Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras é um exemplo do relevo montanhas.

Algumas das montanhas mais conhecidas no relevo brasileiros são:

Pico da Neblina

Pico da Bandeira

Pedra da Mina

Pico das Agulhas Negras

Perguntas interessantes