Pedagogia, perguntado por iveti, 11 meses atrás

sobre os paradigmas brasileiro pode se pensar sempre em.dois extremos um considerado como tendencia e o outro como pedagogia libertadora. sobre essas duas comcpçoes e correto afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por Mi1986
9
Tendência Progressista LibertadoraTeve Paulo Freire como principal representante. Caracteriza-se pela educação informal, pela valorização das experiências do sujeito e do processo de aprendizagem em grupo. Os conteúdos de ensino são extraídos da prática de vida dos estudantes que aprendem codificando-decodificando a problematização da situação. Nesta tendência, que trabalha com grupos de discussão, o professor é um animador, se colocando de forma humilde em relação aos alunos para que assim consiga adaptar-se às características e ao desenvolvimento de cada grupo.
Respondido por angelaferreira2
19

Sobre os paradigmas educacionais brasileiros, pode-se pensar sempre em dois extremos: um considerado como tendência tradicional e o outro, como pedagogia libertadora.

Sobre essas duas concepções, é correto afimar que

a )  A pedagogia tradicional é considerada conservadora porque pressupõe o ensino de senso comum, passado de geração para geração. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela sistematização do conhecimento científico.

b )  A pedagogia tradicional é centrada no aluno e os programas de ensino são baseados na progressão automática, em que o aluno é educado para atingir, por meio de seu próprio esforço, a plena realização pessoal. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção construtivista, em que o educador transmite os conhecimentos aos educandos.

c )  a pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral, tradicional, de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que é sustentada pela concepção dialética, em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

d )  A pedagogia tradicional ou conservadora pressupõe o ensino humanístico de cultura geral; a educação é sempre um ato político, é problematizadora, conscientizadora, e o fundamental é que os educandos se reconheçam enquanto sujeitos histórico-sociais. A pedagogia libertadora se baseia na teoria do conhecimento aplicada à educação, que possibilita aos alunos transformar a realidade, preocupando-se sempre com a autonomia intelectual do sujeito e se contrapondo, dessa maneira, à educação bancária.


LETRA C

Perguntas interessantes