Sobre os fenômenos de isobaria, isotonia e isotopia e sobre a diferença entre número de massa, massa do átomo e massa atômica estão corretas as afirmações: Escolha uma ou mais:
a. Para que o átomo de silício, 14Si, com número de massa 28, seja isótono de um dos isótopos de enxofre, 16S e isóbaro de um dos átomos de alumínio, 13Al, é necessário que os isótopos desses elementos tenham massa atômica igual a 30 e 28.
b. Isótonos são átomos de elementos químicos diferentes que possuem a mesma relação A - Z.
c. A massa atômica do elemento é calculada pela média ponderada do número de massa dos isótopos naturais do elemento multiplicado pela respectiva abundância de cada isótopo na natureza.
d. O número de massa A não é uma massa, é um número inteiro que indica a quantidade de prótons e nêutrons existentes no núcleo do átomo.
e. Átomos isóbaros possuem a mesma massa atômica e propriedades químicas e físicas diferentes.
f. A massa do átomo é calculada pela soma das massas isoladas dos prótons, nêutrons e elétrons que o átomo possui. Quando a massa do átomo parece ser menor que essa soma, provavelmente é porque a massa dos elétrons foi desprezada.
g. Isótopos são átomos de mesmo Z, mas não necessariamente de mesmo elemento químico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Sobre os fenômenos podemos afirmar que as alternativas são corretas A, C e E.
Os átomos possuem mesma quantidade de prótons chamados de átomos isótopos. Os átomos possuem mesma quantidade de massa são chamados de átomos isóbaros. Átomos que possuem mesma quantidade de nêutrons são chamados de átomos isótonos.
O número de massa é formado pela quantidade de prótons (número atômico) somada à quantidade de nêutrons de um átomo. Portanto, pode-se concluir que os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico (pois apresentam o mesmo número de prótons), porém, com diferentes números de nêutrons.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Lógica,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás