sobre os fatores históricos da América Anglo-saxônica, responda:
a) Análise de que modo as diferenças entre a colonização de povoamento e a colonização de exploração influenciaram o desenvolvimento econômico das treze colônias.
b) Até os anos de 1960, as leis eram diferentes para brancos e negros nos Estados Unidos, o que levou à organização do Movimento pelos Direitos Civis. Explique o que foi esse movimento e apresente suas conquistas.
Soluções para a tarefa
Explicação:
a) colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.
colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.
b) Causa :
Institucionalização da segregação racial nos estados do sul (Leis Jim Crow)
Doutrina "Separados, mas iguais" de Plessy v. Ferguson
Discriminação racial
O movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos foi a campanha por direitos civis e igualdade para a comunidade afro-americana nos Estados Unidos. Os negros foram escravizados nos EUA de 1619, trazidos da África por colonos ingleses, até 1863, com o fim da Guerra Civil, a Proclamação de Emancipação e o início da Reconstrução Americana. A escravidão foi a base da economia dos estados do Sul, e marcou profundamente as relações sociais nessa região.
Na década de 1960, Malcolm X, com um discurso mais virulento, e Martin Luther King Jr., um pacifista, reclamaram o fim da discriminação institucional. A marcha sobre Washington e a concessão do Prêmio Nobel da Paz a King em 1964 trouxeram atenção mundial para a causa afro-americana. A Lei de Direitos Civis de 1964 e a Lei dos Direitos ao Voto de 1965, ambas promovidas pelo presidente Lyndon B. Johnson, do Partido Democrata, codificaram as conquistas dos negros. Elas asseguraram o fim da segregação racial em espaços públicos, ainda que sejam propriedade privada, e o voto universal, independentemente de nível educacional ou condição social.
Resultado :
Decisão da Suprema Corte no caso Brown v. Board of Education que reverteu a doutrina "Separados, mas iguais"
Ato Civil Americano de 1957
Leis de direitos civis de 1960, 1964 e 1968
Lei dos Direitos ao Voto de 1965
Fortalecimento de ideologias como o Pan-africanismo e de grupos afro-americanos
a) A questão do tipo de colonização tem relação direta com o desenvolvimento de um país, no caso da América Anglo-saxônica, ela foi colonizada pelos ingleses com a colonização de povoamento. Esse tipo de colonização tem o intuito de colonizar e desenvolver a colônia, que foi o que aconteceu nas 13 colônias.
Em contrapartida, a colonização de exploração, como o próprio nome sugere, visa a exploração da colônia, e isso proporciona um acúmulo de riquezas para a metrópole, enquanto para o país colonizado proporciona um atraso tanto no desenvolvimento econômico, como no social.
b) A questão racial nos EUA e suas características
O Movimento dos Direitos Civis buscava a igualdade racial, uma vez que os negros sempre foram vistos como inferiores. Isso é explicado através da história dos Estados Unidos, que utilizavam os negros vindos da África como escravos. Sendo assim, esse preconceito permanece até os dias atuais, e com o Movimento dos Direitos Civis, houve o início da conquista dos direitos para os negros.
Leia mais sobre A questão racial nos EUA: https://brainly.com.br/tarefa/20060565
#SPJ2