Sobre os experimentos em ampolas de crookes. explique como variam os desvios sofridos das partículas geradas no interior da ampola quando submetida a um campo elétrico, em relação a sua:
A) carga elétrica;
B) massa;
C) velocidade.
A que conclusão é possível chegar em cada caso?
Soluções para a tarefa
a) Os raios catódicos são desviados por um campo de carga elétrica positiva, permitindo concluir que são dotados de carga elétrica negativa.
b) Os raios catódicos dotados de massa. - os elétrons possuem massa (são corpusculares). Os elétrons possuem carga elétrica de natureza negativa.
c) Velocidade grande.
Conclusão
- Átomo de corpo sólido de carga positiva incrustado de carga negativa. "Pudim de passas."
Sobre o experimento realizado nas Ampolas de Crookes, pode-se afirmar que:
a) A carga elétrica do elétron é negativa, já que os raios utilizados nesse experimento eram desviados por um campo elétrico positivo, que foi criado no ânodo.
b) Elétrons possuem massa, já que ao colocar pás entre o cátodo e ânodo, elas se movimentavam (Se elas se movimentavam, algo com massa estava deslocando: os elétrons).
c) Elétrons são extremamente rápidos e existem, já que foi possível observar que os elétrons não paravam no ânodo - se locomovem tão rápido que "venciam" a força de atração gerada pelo ânodo.
A partir dessas três descobertas, conclui-se que a estrutura do átomo era um "pudim de passas": um núcleo positivo com cargas elétricas negativas espalhadas.
O "Pudim de Passas" de Thomson
Thomson, a partir dos experimentos do Tubo de Crookes, inferiu a existência dos elétrons. A partir disso, realizou a proposição de que o átomo é estruturado em uma massa positiva que possui cargas negativas espalhadas em si.
Saiba mais sobre Estrutura do átomo: brainly.com.br/tarefa/16694216
#SPJ3