Química, perguntado por VitoriaMcMahon, 1 ano atrás

Sobre os experimentos em ampolas de crookes. explique como variam os desvios sofridos das partículas geradas no interior da ampola quando submetida a um campo elétrico, em relação a sua:
A) carga elétrica;
B) massa;
C) velocidade.
A que conclusão é possível chegar em cada caso?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
580

a) Os raios catódicos são desviados por um campo de carga elétrica positiva, permitindo concluir que são dotados de carga elétrica negativa.
b) Os raios catódicos dotados de  massa. - os elétrons possuem massa (são corpusculares). Os elétrons possuem carga elétrica de natureza negativa.
c) Velocidade grande.

Conclusão
- Átomo de corpo sólido de carga positiva incrustado de carga negativa. "Pudim de passas."



Respondido por vIkeda
0

Sobre o experimento realizado nas Ampolas de Crookes, pode-se afirmar que:

a) A carga elétrica do elétron é negativa, já que os raios utilizados nesse experimento eram desviados por um campo elétrico positivo, que foi criado no ânodo.

b) Elétrons possuem massa, já que ao colocar pás entre o cátodo e ânodo, elas se movimentavam (Se elas se movimentavam, algo com massa estava deslocando: os elétrons).

c) Elétrons são extremamente rápidos e existem, já que foi possível observar que os elétrons não paravam no ânodo - se locomovem tão rápido que "venciam" a força de atração gerada pelo ânodo.

A partir dessas três descobertas, conclui-se que a estrutura do átomo era um "pudim de passas": um núcleo positivo com cargas elétricas negativas espalhadas.

O "Pudim de Passas" de Thomson

Thomson, a partir dos experimentos do Tubo de Crookes, inferiu a existência dos elétrons. A partir disso, realizou a proposição de que o átomo é estruturado em uma massa positiva que possui cargas negativas espalhadas em si.

Saiba mais sobre Estrutura do átomo: brainly.com.br/tarefa/16694216

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes