Biologia, perguntado por usame, 10 meses atrás

sobre os cordados :
- onde vivem;
- o que comem;
- digestão ( explique) ;
- respiração ( explique) ;
- excreção ( explique) ;
- circulação ( explique) ;
- sustentam como eles
- reprodução ( explique) ;
- comunicação com o meio
- importancia

Soluções para a tarefa

Respondido por horlarys
0

Resposta:

a) Os cordados estão entre os animais mais facilmente adaptáveis e são capazes de ocupar a maioria dos habitats existentes.

b) A grande maioria dos vertebrados é carnívora, embora alguns se alimentem de vegetais, sementes ou frutas.

c) Os cordados apresentam sistemas complexos, assim como é o digestivo. Os sistemas digestivos dos cordados não são todos iguais, já que mudam bastante de animal para animal. Mas de forma geral, podemos dizer sobre os principais órgãos presentes em todos que compõe o filo. A boca é o primeiro órgão do sistema digestivo dos cordados e onde a digestão tem seu início.

d) A respiração nos cordados pode ser do tipo pulmonar, branquial ou cutânea. Os cordados ancestrais apresentam brânquias complexas similares aos dos protocordados. Essas estruturas evoluíram primeiro para realizar alimentação através da filtração, sendo que a respiração nesses animais era , provavelmente, feita por via cutânea. Houve a evolução das brânquias respiratórias internas a partir da faringe e as paredes laterais da faringe embrionária desenvolveram seis ou mais pares de evaginações, conhecidas como bolsas faríngeas.

e) A excreção no subfilo dos vertebrados é realizada através de um par de rins, sendo que cada um desses órgãos possui um grande número de unidades excretoras, que podem ser do tipo: pronefrons, mesonefrons e metanefrons. O tipo de excreta dependerá da disponibilidade de água do animal, podendo ser amônia, ácido úrico ou uréia.

f) O sistema circulatório dos cordados é do tipo fechado e coração com duas ou mais câmaras cardíacas; em quase todas as espécies é  encontrada hemoglobina no sangue.

g) Apresentam reprodução sexuada e são dióicos. As gônadas não possuem ductos, assim, quando maduras rompem e liberam os gametas em uma cavidade denominada átrio, entre o tubo digestório e a cavidade do corpo. A partir daí, os gametas saem do corpo e ocorre a fecundação externa.

h) Os cordados correspondem a apenas 5% das espécies do reino animal. Toda esta importância deve-se ao fato de que os seres humanos pertencem a este filo.

Perguntas interessantes