sobre o teatro e resistência política Brasil responda: o Teatro do Oprimido foi criado por quem e quando?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde, segue a resposta:
O "Teatro do Oprimido" foi criador por "Augusto Boal".
Em 1971 nasceu a primeira técnica do "Teatro do Oprimido".
Explicação:
Teatro do Oprimido
A primeira edição de “Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas”, obra-prima de Boal, chegou ao Brasil em 1974, sistematizando reflexões dos três anos anteriores.
Nascia, assim, um método teatral que reunia exercícios, jogos e técnicas teatrais para democratização dos meios de produção teatral e transformação da realidade por meio do diálogo.
“O Teatro do Oprimido é uma forma de mobilizar experiências de agitação e propaganda, não no campo panfletário, como tradicionalmente se entende, mas na articulação entre informar, formar e organizar, em uma pedagogia socialista”, acrescenta o professor da UnB.
A influência do educador Paulo Freire, autor de “Pedagogia do Oprimido”, é evidente.
Boal propõe o rompimento das fronteiras entre a arte cênica e a prática política, entre ator e espectador, visando à formação de sujeitos sociais que se tornam multiplicadores da luta por direitos e por cidadania.
“A concepção principal do Boal era a de que os próprios trabalhadores e trabalhadoras pudessem se apropriar dos meios de produção artísticos. É por isso que ele foi tão atacado pela direita, e por isso é tão estimado pelos setores populares e organizações sociais”, enfatiza Douglas Estevam.
Desde 2017, o Brasil possui em seu calendário oficial o Dia Nacional do Teatro do Oprimido. A data escolhida é justamente 16 de março, em homenagem a seu criador.
Somente em 1971 no Brasil, nasceu a primeira técnica do Teatro do Oprimido: o Teatro Jornal. Continuando a crescer, o TO desenvolve estabelecer um diálogo entre as Nações Indígenas e os descendentes de espanhóis na Colômbia, na Venezuela, no México... Hoje, essas formas são usadas em todos os tipos de diálogos.
Espero ter ajudado.