Biologia, perguntado por milenagarcialucca, 11 meses atrás

sobre o sistema digestório identifique cada órgão que o compõe (incluindo as glândulas) e suas respectivas funções.​

Soluções para a tarefa

Respondido por LynsF
2

Resposta:

Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Boca- é rodeada pelos lábios, são encontrados os dentes e a língua. Os dentes estão relacionados com a quebra de alimentos em partículas menores em um processo chamado de mastigação. A língua possui relevância no processo de digestão, uma vez que mistura o alimento triturado com a saliva e empurra-o para trás para que ocorra a deglutição.

O alimento segue para a faringe, uma porção comum ao sistema digestório e respiratório. É essa estrutura musculosa que permite que respiremos pela boca.

Logo após a faringe, encontramos o esôfago, um tubo longo, de aproximadamente 25 centímetros, que atravessa o diafragma e liga-se ao estômago. Essa estrutura está situada atrás da traqueia e antes da coluna vertebral. A sua porção final funciona como um esfíncter, que se abre apenas com a chegada de uma onda peristáltica.

Depois do esôfago, temos o estômago, a porção mais dilatada do tubo digestivo. Esse órgão está localizado logo abaixo do diafragma e pode ser dividido em três partes básicas: o fundo, o corpo e a porção pilórica. O fundo é a parte superior do estômago e está mais deslocado para a esquerda. O corpo, por sua vez, é a porção central do órgão. Já a porção pilórica é a região final, que está situada antes do local de junção desse órgão com o duodeno. A abertura que liga o estômago ao esôfago recebe o nome de cárdia, enquanto a abertura que liga o estômago ao duodeno recebe o nome de piloro.

O intestino delgado inicia-se logo após o esfincter pilórico e possui aproximadamente 6,5 m. Pode ser dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. É nesse local que ocorre a maior absorção de nutrientes, graças às especializações da mucosa: pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. As pregas são dobras grandes e permanentes. Já as vilosidades são pequenas projeções digitiformes. As microvilosidades, por sua vez, são projeções na superfície livre das células epiteliais.

Ligado ao intestino delgado, temos o intestino grosso, uma estrutura de aproximadamente 1,5 m de comprimento, que, diferentemente do intestino delgado, não apresenta vilosidades e microvilosidades. Pode ser dividido em: ceco, cólon, reto e canal anal. No ceco, uma estrutura em forma de bolsa alongada, encontra-se o apêndice vermiforme, uma estrutura considerada por muitos pesquisadores como um órgão vestigial nos humanos. Após o ceco, há o cólon, que possui formato de U invertido e pode ser dividido em cólon ascendente, transversal, descendente e sigmoide. Por fim, temos o reto que termina no ânus.

Glândulas

Glândulas salivares: responsáveis pela produção da saliva, uma substância rica em água, mas que também apresenta outros componentes, como enzimas e glicoproteínas. A saliva ajuda a lubrificar o bolo alimentar e também possui ação antibacteriana.

Pâncreas: glândula mista, ou seja, possui funções endócrinas e exócrinas. Sua porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático, que apresenta uma série de enzimas que atuam na digestão, além de bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. A porção endócrina do pâncreas é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon.

Fígado: segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Atua em diversas funções no organismo, porém, na digestão, seu papel é garantir a produção da bile, uma substância que é armazenada na vesícula biliar e, posteriormente, é lançada no duodeno. A bile atua na emulsificação de gorduras, funcionando como uma espécie de detergente, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.

Respondido por felipe20castro
2

Resposta:

Órgãos - Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso.

Glândulas - Glândulas Salivares, Fígado, Vesícula Biliar, Pâncreas.

Explicação:

Boca - porta de entrada dos alimentos.

Faringe - encaminha o bolo alimentar ao esôfago.

Esôfago - conduz o bolo alimentar até o estômago.

Estômago - responsável pela digestão de proteínas.

Intestino delgado - é onde a digestão é finalizado e ocorre a absorção de  nutrientes.

Intestino grosso - responsável pela absorção de água e pela formação da massa fecal.

Glândulas salivares - produção da saliva.

Fígado - armazena e sintetiza nutrientes e produz a bile que atua como emulsificante facilitando a digestão dos lipídios.

Vesícula biliar - armazena a bile

Pâncreas - produz o sulco pancreático que atua no processo digestivo.

ESPERO TER AJUDADO!


guilhermesanttiago: gracias mi amor
guilhermesanttiago: Estas caliente
Perguntas interessantes