História, perguntado por camila1510, 1 ano atrás

sobre o processo de independência política do Brasil aponte os grupos políticos envolvidos no processo

Soluções para a tarefa

Respondido por Matlu1011
7
A igreja Católica, os militares e os fazendeiros.
Respondido por crsouza
7
Nenhum grupo político tinha propósitos democráticos no processo de independência do Brasil. Ao contrário das independências no restante da América, a presença da família real fez a autonomia brasileira ter mais o aspecto de "transição". 
De 1821 a 1822, período da regência do príncipe português, cresceram as tensões entre as Cortes e os interesses da aristocracia rural. As medidas recolonizadoras de Portugal, apoiadas pelo Partido Português (nome das forças favoráveis à recolonização), encontraram barreiras cada vez maiores da parte do Partido Brasileiro (as forças pró-Independência, lideradas pela aristocracia rural), que passou a pressionar para que o príncipe regente declarasse uma Independência oficial, sem participação popular e sem modificações na estrutura vigente. 

O processo de independência do Brasil foi controlado pela classe dominante, representada pelos grandes senhores de terras e de escravos, que visavam unicamente substituir o monopólio pelo livre comércio e assumir o poder de fato, não permitindo que a Independência fosse além da autonomia política de Portugal, isto é, sem provocar grandes rupturas nas estruturas econômicas, políticas e sociais, deixando inalterado o regime da grande propriedades e da escravidão.
Perguntas interessantes