História, perguntado por rafael8631, 10 meses atrás

Sobre o processo de independência do Brasil, marque a alternativa correta:

O processo de independência do Brasil foi definido, sobretudo, pelas elites brasileiras, formadas principalmente por grandes proprietários de terras, escravos e ricos comerciantes, que defendiam a ruptura com Portugal e a instalação de uma república, mas com a manutenção da escravidão, assim como havia ocorrido no processo de independência dos Estados Unidos da América. Portanto, o Brasil que nasceu da independência era um país republicano e escravista.

O processo de independência do Brasil foi definido, sobretudo, por grupos liberais, formados por membros das camadas médias urbanas, que defendiam a ruptura com Portugal, a instalação de uma república e a abolição da escravidão. Contudo, procuraram evitar a participação popular e uma mobilização social pela independência para garantirem seus privilégios. Portanto, o Brasil que nasceu da independência era um país republicano, sem escravidão, mas profundamente marcado pelas desigualdades sociais.

O processo de independência do Brasil foi definido, sobretudo, por grupos liberais, formados por membros das camadas médias urbanas, que defendiam a ruptura com Portugal e, a princípio, a instalação de uma república. Porém, para evitar uma mobilização social com participação popular, que poderia levar à abolição da escravidão, apoiaram a decisão de que D. Pedro proclamasse a independência e fosse coroado imperador do Brasil. Portanto, o Brasil que nasceu da independência era um país monárquico e escravista.

O processo de independência do Brasil foi definido, sobretudo, pelas elites brasileiras, formadas principalmente por grandes proprietários de terras e escravos e ricos comerciantes, que defendiam a ruptura com Portugal, mas apoiaram a instauração de uma monarquia chefiada por D. Pedro. Dessa forma, conquistaram a emancipação política e econômica do Brasil, mas procuraram evitar uma mobilização social com participação popular, que poderia levar à abolição da escravidão, e garantiram seus privilégios. Portanto, o Brasil que nasceu da independência era um país monárquico e escravista.

O processo de independência do Brasil foi definido, sobretudo, pelas elites brasileiras, formadas principalmente por grandes proprietários de terras, escravos e ricos comerciantes, aliadas a grupos liberais, formados por membros das camadas médias urbanas, que defendiam a ruptura com Portugal, mas apoiaram a instauração de uma monarquia chefiada por D. Pedro e a manutenção da escravidão. Dessa forma, conquistaram a emancipação política e econômica do Brasil, mas procuraram evitar uma mobilização social com participação popular, que poderia levar à abolição da escravidão, e garantiram seus privilégios. Portanto, o Brasil que nasceu da independência era um país monárquico e escravista.

Soluções para a tarefa

Respondido por loidcarol
8

Resposta:

Explicação:

C

Perguntas interessantes