10- o significado de cada conceito:
- glândula
- glândula exócrina
- glândula endócrina
-sistema endocrino
- hormônio
Soluções para a tarefa
OPAM,
GLÂNDULA:Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja utilidade é secretar algumas substâncias com uma função pré-determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório (endócrina) ou fora dele (exócrina).
GLÂNDULA EXÓCRINA: As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais.
GLÂNDULA ENDÓCRINA:Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
SISTEMA ENDÓCRINO:O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
HORMÔNIO:Hormônios são substâncias químicas que controlam diversas funções do organismo. As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios.