Sobre o processo de criação da disciplina Língua Portuguesa, leia o relato de Nonato (2019):
“Em estudo sobre os currículos e programas que deram corpo à então criada disciplina Português, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, a partir de meados do século XIX, Razzini (2000) assinala, entre outros fenômenos, a incorporação da prática de redação e de composição de textos, em diferentes gêneros e de tipos diversos, em momento posterior (1870) àquela da leitura literária e da recitação (1855) e, sobretudo, àquela da gramática, matriz ideal que pilota e se mantém como o ponto para o qual convergem as duas outras práticas.
Integrando o repertório de conhecimentos dessa disciplina ao longo de mais de cem anos, a produção escrita vai adquirindo um estatuto curricular inicialmente no interior do modelo clássico e da vocação beletrista que marcam o ensino de língua portuguesa em todo o período compreendido entre sua gênese até aproximadamente os anos 1960.
Ao longo desse período, exercícios de composição e redação são instrumentos didáticos centrais do professor de língua portuguesa para tornar presente e fazer circular na sala de aula um saber sobre a escrita, sobre o texto escrito, um saber de natureza procedimental consubstanciado em um discurso expositivo sobre a técnica ou a arte de escrever (BUENO, 1931). Razzini identifica, “nos programas dos anos 1880 do Colégio, por exemplo, essa função instrumental da produção escrita para a transmissão de um saber sobre a língua codificada nos textos do cânon (literário) escolar.” (NONATO, 2019, p. 1286).
A partir da leitura do excerto, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeira – V e falsa – F:
I. Até os anos 1960, o ensino da produção de textos – composições e redações – atuava de maneira instrumental para o ensino dos clássicos literários prestigiados pela escola.
II. De acordo com os estudos, inicialmente eram privilegiadas tarefas que envolviam a recitação de textos literários e do estudo da gramática.
III. As práticas de produção de textos – composições e redações – ganharam espaço na disciplina Língua Portuguesa, após o período beletrista.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
a.
V, F, F
b.
V, V, V
c.
F, V, V
d.
F, F, V
e.
V, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
V,V,V - NÃO É CORRETA
marianness22:
VVF fiz e acertei
Respondido por
6
Resposta:Olá, coloquei VVF e acertei.
Verifiquem a ordem das alternativas.
Explicação:
Perguntas interessantes