Sobre o princípio da contradição social na teoria marxista, marque a afirmação correta. *
a)O capitalismo, modo de produção que sempre existiu, tem como objetivo a valorização do próprio capital por meio da apropriação do trabalho excedente. Esse processo leva a um constante conflito entre as duas classes sociais: capitalistas, proprietários dos meios de produção e trabalhadores, vendedores da força de trabalho.
b)A contradição social é fruto de uma divisão desigual do trabalho social entre duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho. Há um permanente conflito entre essas duas classes, por possuírem interesses parecidos em relação ao processo de produção sociocultural.
c)A contradição social é fruto da existência de duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho. Essas duas classes estabelecem entre si relações de oposição e antagonismo. Há um permanente conflito entre elas, por possuírem interesses diferentes em relação ao processo de produção sociocultural.
d)A sociedade capitalista se funda sob os princípios da contradição, oposição e do antagonismo entre as classes sociais na medida em que há, por parte da classe proletária, a apropriação pública do processo de produção sociocultural em detrimento dos capitalistas, que são os proprietários dos meios de produção.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra c) A contradição social é fruto da existência de duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho. Essas duas classes estabelecem entre si relações de oposição e antagonismo. Há um permanente conflito entre elas, por possuírem interesses diferentes em relação ao processo de produção sociocultural.
Resposta:
A contradição social é fruto da existência de duas classes sociais: os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os trabalhadores, vendedores da força de trabalho. Essas duas classes estabelecem entre si relações de oposição e antagonismo. Há um permanente conflito entre elas, por possuírem interesses diferentes em relação ao processo de produção sociocultural.
Explicação: