Sobre o pensamento econômico na época do mercantilismo, é incorreto afirmar que: A) Os pensadores da época se dividiam entre dois grupos: mercantilistas e bulionistas. B) Os mercantilistas acreditavam que havia a necessidade de incentivar a troca de mercadorias para alcançar uma balança comercial favorável para seu país. C) Neste período, a nação passou a ser vista como uma grande empresa comercial. Os mercantilistas eram contra a adoção de medidas protecionistas. D) Os bulionistas enxergavam qualquer fluxo externo de metais preciosos como uma desvantagem.
Soluções para a tarefa
Resposta B - Os mercantilistas eram contra a adoção de medidas protecionistas
Explicação:~~~~~~
A alternativa correta para essa questão está na letra B.
O Mercantilismo foi um conjunto de práticas comerciais desenvolvidas na Europa durante a Idade Moderna, entre o século XV até o final do século XVIII. Esse modelo se caracterizava por uma forte intervenção do Estado na economia com a tendência é que quanto mais capital uma nação conseguir acumular mais prosperidade esse país terá.
Características do Mercantilismo:
Existem várias características presentes no mercantilismo entre as principais podemos citar:
- Metalismo: Relacionado ao acúmulo de metais preciosos (ouro e prata), pois era uma das formas de demonstrar poder e riqueza. O principal país representante dessa prática foi a Espanha onde esse conceito ficou conhecido como bulionismo.
- Balança comercial favorável: Essa é a principal característica do mercantilismo. A ideia consistia em que os estados fizessem mais exportações do que importações. Para desestimular a importação de itens os Estados adotavam medidas protecionistas para desestimular que a mercadoria estrangeira entrasse em seu território.
- Colbertismo: Essa característica esteve presente na França. A ideia era o desenvolvimento manufatureiro de alta qualidade para gerar riquezas e atrair o interesse do mercado externo em seus produtos.
- Desenvolvimento de Manufaturas: Estimular a produção (manufatura), uma vez que esses produtos geravam lucros e ajudavam a balança comercial ficar favorável ao país que detém a manufatura.
- Protecionismo: Para proteger a economia interna dos estados, criaram altos impostos para produtos de importação, a fim de estimular a produção nacional e a manutenção da riqueza dentro do país.
Com base nessas características podemos afirmar que dentre as opções listadas as única que apresenta um conteúdo incorreto é:
B) Os mercantilistas acreditavam que havia a necessidade de incentivar a troca de mercadorias para alcançar uma balança comercial favorável para seu país.
Essa alternativa está incorreta pois os mercantilistas acreditavam que o Estado deveria conter a riqueza dentro de seu país e por isso medidas protecionistas deveriam ser adotadas.
Leia mais sobre Mercantilismo em: https://brainly.com.br/tarefa/35399985