Sobre o Pan-Americanismo do século XIX, é correto afirmar que:
o Bolivarismo defendia a criação de uma Zona de Livre Comércio na América do Sul, abolindo todas as tarifas alfandegárias.
o Monroísmo e o Bolivarismo coexistiram como doutrinas que pregavam a igualdade entre todos os Estados. Tinham como objetivo maior a formação de uma Confederação de Estados na América do Sul.
o Monroísmo, substituto do Bolivarismo, representou o mais alto grau de solidariedade continental, garantindo a manutenção da independência de cada país e realizando muitos dos ideais de Bolívar.
pode ser entendido como um movimento de solidariedade continental, com o objetivo de manter a paz nas Américas, defender a independência dos Estados americanos e estimular seu inter-relacionamento.
ao formular suas idéias de união das sociedades americanas, Bolívar propunha a formação de uma poderosa República sob seu governo, unindo o Equador, Peru, Argentina e Chile.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
O Monroísmo representa a visão norte-americana do Pan-Americanismo, bem distinta do Bolivarismo e fundada no predomínio dos EUA sobre os demais Estados americanos. Sua primeira manifestação foi a Mensagem Presidencial de James Monroe enviada ao Congresso dos EÚA (1823).
schneiderlisandra580:
1 alternativa então
Respondido por
2
Resposta:o Bolivarismo defendia a criação de uma Zona de Livre Comércio na América do Sul, abolindo todas as tarifas alfandegárias.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás