História, perguntado por pietrobrandalip4s5yb, 10 meses atrás

SOBRE O MURO DE BERLIM
• POR QUAL RAZÃO O MURO FOI CONSTRUÍDO?

• QUAIS RAZÕES LEVARAM A QUEDA DO MURO DE BERLIM

• RELACIONE A QUEDA DO MURO COM O FIM DO SOCIALISMO NO LESTE EUROPEU

Soluções para a tarefa

Respondido por falaserio07
6

Resposta:

° Entre 1949 e 1961, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram do leste para o oeste, em busca de uma nova vida. Para impedir isso, as autoridades comunistas determinaram a construção do muro que dividia a cidade. Então, na noite de 13 de agosto de 1961, em poucas horas, o muro de Berlim foi erguido.

° A abertura das fronteiras da Hungria fez milhares de alemães irem para lá para atravessar a fronteira com a Alemanha Ocidental. A queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país.

° A criação do socialismo como regime político-econômico visava sufocar e extinguir o sistema que vigorava no final do século XIX, o capitalismo. As ideias socialistas almejavam implantar uma sociedade mais justa e igualitária.

Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir, de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular. A liberdade de expressão era reprimida pelos dirigentes, que concentravam o poder em suas mãos.

Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista. A insatisfação popular reforçava o anseio de surgir uma abertura política e econômica no país para buscar melhorias sociais. O desejo de implantar um governo democrático na União Soviética consolidou a queda do socialismo no país. Fato que ligeiramente atingiu o Leste Europeu, que buscou se integrar ao mundo capitalista.

Hoje, praticamente não existem países essencialmente socialistas, salvo Cuba. São ainda considerados socialistas: China, Vietnã e Coréia do Norte. Aos poucos essas nações dão sinais de declínio quanto ao sistema de governo, promovendo gradativamente abertura política e econômica.

Perguntas interessantes