Psicologia, perguntado por fernandocff, 1 ano atrás

Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, segundo a perspectiva da “vida líquida” do sociólogo Z. Bauman, assinale a alternativa correta.

a. A pós-modernidade colocou o trabalho no centro da vida dos indivíduos, diluindo as fronteiras entre as dimensões do público e do privado e levando a uma dedicação desmedida ao trabalho.
b. A pós-modernidade possibilitou uma redução do tempo a que o indivíduo se dedica ao trabalho e à ampliação do tempo dedicado à sua vida pessoal.
c. O discurso do “sucesso” que sustenta a organização civilizatória do mundo ocidental levou a uma elevação não apenas do padrão de consumo, mas também de qualidade de vida dos indivíduos.
d. Com a pós-modernidade as fronteiras entre as esferas individual e pública, subjetiva e profissional dos indivíduos estão cada vez mais divididas.
e. A pós-modernidade levou a uma valorização das qualidades individuais dos trabalhadores, que já não são mais tratados como “coisas” a serem consumidos e descartados conforme os interesses do mercado.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
7
Olá!!

a. A pós-modernidade colocou o trabalho no centro da vida dos indivíduos, diluindo as fronteiras entre as dimensões do público e do privado e levando a uma dedicação desmedida ao trabalho.

Essa é a alternativa correta. Segundo Bauman, a pós-modernidade se caracteriza por formar e incentivar 
 vidas de consumo. É uma vida precária, vivida em condições de incerteza constante, de disputas, competições, significa constante autoexame, autocrítica e autocensura.

 Um tipo de vida que alimenta a insatisfação do eu consigo mesmo, logo, a busca por uma felicidade inalcançável que na atualidade é associada ao sucesso financeiro, ligado ao trabalho.

Esse sucesso relacionado intimamente ligado apenas ao profissional, faz o indivíduo trabalhar de maneira desmedida, abandonando suas percepções de individualidade.
Perguntas interessantes