Sobre o movimento de unificação italiana, na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que:
a) se destacaram duas correntes principais após as lutas de 1.848, os republicanos e os monarquistas, estes últimos vitoriosos em 1.871.
b) representou a derrota dos interesses dos grupos monarquistas liberais ligados a industrialização do Piemonte.
c) foi liderada por Garibaldi, que, unindo as forças monarquistas liberais com o apoio de Napoleão III, formou o reino da Itália.
d) o centro difusor das idéias e da luta pela unificação encontrava - se no Vaticano, em Roma, sendo o Papa o principal articulador do Estado Unificado Italiano.
e) a aliança dos revolucionários italianos com os austríacos permitiu a formação de uma coligação militar, que expulsou os franceses dos últimos territórios ocupados no Tirol e na Lombardia.
Soluções para a tarefa
Letra A. Havia desde 1848 a corrente republicana (Giuseppe Manzini e Giuseppe Garibaldi no sul da Itália) e a monarquista (chanceler Conde de Cavour do Reino do Piemonte e Sardenha, no norte, que acabou assumindo a liderança da unificação).
Corrigindo:
letra B - foi a vitória dos monarquistas do Piemonte.
letra C - foi liderada pelo Piemonte com ajuda de Garibaldi, quanto a França não podemos generalizar dizendo que ela apoiou todo o processo de unificação italiana (só no início em 1859-60, a partir de 1866-70 apoiou o Papa contra a conquista de Roma pelos unificadores).
letra D - o centro de resistência contra a unificação era os Estados Pontifícios.
letra E - o Piemonte se aliou à França (1859-60) para conquistar o norte da Itália (Lombardia, Tirol ou Trentino) dominado pela Áustria.